.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 18 de maio de 2008

O nosso agradecimento ao Monteiro e sua mulher

Olá Monteiro Tem este email o unico objectivo de te agradecer o belo almoço que a todos nós proporcionaste. A ti e à tua mulher porque sei que ela também te ajudou e muito nesta tarefa. O local de encontro era lindissimo, tendo como fundo a baía de São Martinho do Porto, com toda aquela marginal muito bonita, já sem a terra misturada com a areia. O calçadão de São Martinho está lindo. Depois o restaurante também muito agradavel, com óptima comida e bebida, muito bem servida, com abundancia e qualidade, num local sossegado e bonito.Estás de parabens Monteiro. Fizeste um belo almoço. O pessoal do restaurante foi incansavel procurando que toda a gente estivesse satisfeita. A escolha dos pratos foi muito boa e agradou a todos nós.Bem hajas Monteiro pelo teu esforço, porque realmente fizeste boa figura. Com um toque muito importante - é que o preço foi muito bom e a nossa confraternização não perdeu dignidade. Mas sabemos Monteiro que o dinheiro que pagamos não deve ter chegado para tudo. Um grande obrigado a ti e à tua mulher. Assim já mereces a reforma que chega daqui a sete meses... Um abraço. Leandro Guedes ------ Raul Pica Sinos disse... Óh Guedes Aqui só para nós que o Monteiro não nos "ouve". O Almoço correu deveras bem. Estava muito bem preparado. A comida, o bacalhau, o cozido à portugesa e o javali estavam divinais. O vinho foi á discrição e de várias castas. Fruta, gelado, pudim, café. Um "casamento" não seria melhor. Gostei muito do gesto do Monteiro em oferecer wisque ao pessoal. Devemos todos dar-lhe os parabens. Tudo ficou contente, satisfeito. Foi tudo muito bom. Grande Monteiro do Pica Sinos. ------ disse... Apreciei com bastante agrado todos os vossos comentários sobre o Almoço 2008.Nunca na realidade imaginei que fosse tanto pessoal.Daqui também os meus parabéns e apreço ao casal Monteiro, pena é que não o veja em nenhuma das fotografias.Seria um prazer revê-lo de novo, mesmo em foto.Um abraço a todos os convivas, estão todos lindos nas fotos. Zé Justo nota - Zé Justo, conforme o Pica Sinos te explicou o Monteiro aparece, embora um pouco longe.

1 comentário:

José Justo disse...

Apreciei com bastante agrado todos os vossos comentários sobre o Almoço 2008.
Nunca na realidade imaginei que fosse tanto pessoal.
Daqui também os meus parabéns e apreço ao casal Monteiro, pena é que não o veja em nenhuma das fotografias.
Seria um prazer revê-lo de novo, mesmo em foto.
Um abraço a todos os convivas, estão todos lindos nas fotos.