.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Do José Costa













Amigos!

Espero que tenham aproveitado bem estas "pontes" do calendário!!

Pro amigo Leandro, aqui lhe envio estas fotos do quartel de Tite. Foram feitas por mim a partir daquele poste metálico das antenas VHF. As outras mostram os estragos do nosso primeiro baptismo de fogo em 19 de Julho de 1967. Se entender pode juntar às outras do Blog.

Pró Pica e pró Justo: Tenho passado os olhos nos vossos Blogs. E por aquilo que conheci de vc's os dois, não é surpresa nenhuma o trabalho que vc's lá metem, porque sempre "senti" que vc's os dois eram muito criativos e formavam com o Cavaleiro uma boa equipa. Bem hajam, rapazes. Continuem.

Um abraço
Costa
------
Do Pica Sinos
Costa

Bom dia

No que me toca quero agradecer as tuas sinceras palavras proferidas sobre os meus escritos.
Não tem sido fácil, muitos deles foram feitos a rir e simultaneamente com as lágrimas a escorrerem-me pela cara abaixo.
Não foi fácil amigão.Mas alivia e muito.
Tenho um resumo de todas as crónicas num único texto, com algumas passagens da minha vida que os antecede ou seja desde 1961.
O Justo fez o prefácio. Um dia destes dou a conhecer à malta.

Mas sobretudo,

As minhas crónicas (para além de responder ao apelo do Guedes) tiveram e têm pelo menos três objectivos:

O 1º Fazer saltar "cá para fora" para dar a conhecer, à minhas filhas, a quem queira, vivências da malta em Tite que não se repetirão.
O 2º Avivar memórias (como tu dizes e bem) aos camaradas para que façam o mesmo...escrevam porra! Desabar só faz bem!
O 3º Aliviar algum "estado de enjoo" que ainda paira no meu estômago e que me tem dado muito gozo "vomitar"

De resto e relativamente ao interrogatório é um documento importantíssimo, fala com o Guedes para se publicar no blog. Eu quero uma cópia se for possível

Um Abraço

Pica Sinos
------
Amigo Costa

Publicamos agora duas fotos e as outras vão sendo publicadas à medida que fores mandando mais textos.

É para te obrigar a escrever... Estás muito preguiçoso!

Um abraço
Leandro Guedes

2 comentários:

José Justo disse...

Guedes
O edifício ao fundo que tem os dois jeeps encostadinhos um ao outro, não eram os Reabastecimentos onde laboravas?
O que me leva a pensar nisso, pois a memória já se esvaiu um pouco, é que andavas sempre a acelerar num jeep!! e os dois da foto, tem aspecto de exclusividade !!

José Justo disse...

Companheiro Zé Costa
Mais uma vez obrigado pelas fotos do quaterl.
Ao vê-las, passados tantos anos, recordei passos e pensamentos que espalhei por toda essa terra vermelha, de doces odores, envolta em arames farpados, armas e fortificações.
Claro que já as inclui do DVD Guiné.
Um abraço