.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Alberto A.Camêlo, mais um renascido encontrado pelo José Costa












Malta!!!!

Agora mesmo encontrei o CAMELO!!!! Ou melhor o: ALBERTO ARTUR CAMELO o de transmissões!!

Pois é, graças ao CD que o Domigos Monteiro me entregou, eu localizei-o pela lista telefónica em MACEDO DE CAVALEIROS!!!

Então ele estava a ver o futebol em outro lugar da casa, e quem atendeu o telefone foi a esposa. Ela ficou muito contente, porque ele também se preocupava em nos procurar. Eu vou a convite da esposa almoçar lá a casa deles amanhã, mas ele o CAMELO nem sonha!! A esposa quer fazer uma surpresa!!
Depois vos conto.

José Costa

------

Boa Noite amigos!!

Conforme vos comuniquei, hoje fui encontrar-me em casa do nosso amigo das transmissões, ALBERTO ARTUR CAMELO.
Sai de Ovar com destino a Macêdo de Cavaleiros bem cêdo porque a IP4 não é propriamente uma estrada exemplar como já ouviram falar. O dia nasceu cinzento a ameçar chuva, o que veio a acontecer. Foi muito fácil dar com o local do encontro, ou seja as instalações bem modernas dos MOVEIS CAMELO.
A esposa do nosso amigo Camelo D. ANA, fez segredo e não lhe contou nada. Escuzado será dizer que não fui reconhecido. Chegados à residência do nosso amigo, deparei-me com uma grande festa e muitos convidados. Tinham acabado de baptizar uma sobrinha-neta. Depois de feitas as apresentações, sentei-me ao lado do casal, e vai daí que se faz tarde há que encher o prato. O tema da conversa como seria de esperar, versava os momentos que passamos na Guiné e ainda o que é feito de fulano e cicrano e lá lhe fui avivando a memória enquanto dava ao dente.
O Camelo levou-me a conhecer as instalações muito modernas e com muito bom gosto. Disse-me que os filhos (tem um casal e netos)é que gerem a empresa porque ele embora sempre presente, também se dedica à caça e ao quintal nos tempos livres. Ah! Vocês ainda se lembram que ele tocava guitarra?!
Junto umas fotos que lá tirei, bem como um cartão de visita, onde quem quizer pode escrever pra ele.
Quero agradecer à esposa do Camelo D. Ana, o facto de não me conhecer de lado algum me convidou sem falar ao marido para participar num almoço de festa de família.
Bem hajam amigos e muita saúde! E em 23 de Maio de 2009 cá vos espero.

José Costa
------
Raul Pica Sinos disse...
Amigo Camelo
Em boa hora te encontrou.Sejas bem vindo. Folgo em saber que estás de boa saude e familia, pelo vistos numerosa.ParabénsAmigo que saudades.Um grande abraço cá do
Pica.
23 de Maio de 2008 13:00
------
Justo disse...
Grande Amigo CameloFiquei feliz ao saber da tua descoberta pelo Costa.Mais um "transmissor" a juntar ao nosso Blog.Estás com ar feliz, igual ao que sempre te conheci.Olha rapaz, manda para o Guedes fotos tuas de Tite e actuais para fazer uma fotomontagem que o Guedes irá incluir aqui no Blog.Tudo de bom para ti e familia, e muitos sucessos pessoais e comerciais.Até muito breve.
Zé Justo

2 comentários:

Pica Sinos disse...

Amigo Camelo
Em boa hora te encontrou.
Sejas bem vindo. Folgo em saber que estás de boa saude e familia, pelo vistos numerosa.Parabéns
Amigo que saudades.
Um grande abraço cá do Pica.

José Justo disse...

Grande Amigo Camelo
Fiquei feliz ao saber da tua descoberta pelo Costa.
Mais um "transmissor" a juntar ao nosso Blog.
Estás com ar feliz, igual ao que sempre te conheci.
Olha rapaz, manda para o Guedes fotos tuas de Tite e actuais para fazer uma fotomontagem que o Guedes irá incluir aqui no Blog.
Tudo de bom para ti e familia, e muitos sucessos pessoais e comerciais.
Até muito breve.
Zé Justo