.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 11 de maio de 2008

Galeria de fotos

Meus amigos- Após consultas aos mais activos elementos deste blog, chegamos à conclusão que seria interessante montarmos uma galeria permanente de fotos de todos nós. Talvez na parte esquerda do blog. Para isso pensamos publicar uma foto do tempo da Guiné e outra actual, uma ao lado da outra, à escolha de cada um. Então seria necessário que cada um fizesse chegar até mim, por email ou por correio: - uma foto do tempo da Guiné, a que gostarem mais - uma foto actual, também a que mais gostarem. Seria interessante que cada um mencionasse: - o seu nome completo, - Companhia, Pelotão ou Secção a que pertencia, - posto, - bem como a ocupação que tinha em Tite - mecanico, atirador, cripto, condutor, escriturário, minas, cozinheiro, maqueiro, etc. etc.
Os que quiserem enviar fotos de esposa, filhos ou netos ou até do seu local de trabalho, podem fazê-lo. Fico à espera para começarmos a galeria. Vou começar a publicar mal as primeiras cheguem à minha mão e irá aumentando à medida que mais fotos forem chegando. Um abraço Até Sábado, bom almoço para todos. L.Guedes
------
nota - Agradeço que após o almoço do próximo Sábado, me enviem as fotos que tirarem e que acharem mais interessantes para serem publicadas neste blog. Um abraço.
------
diz o Zé Justo... Caro Guedes
Boa ideia, vou tirar uma foto actual tipo galã da Picheleira.Vai ficar coisa de se ver, até vou lavar a cara e os dentes...qualquer sacrifício nunca é de mais para aparecer no Blog do Bart!!
Divirtam-se no Almoço e bebam um "bérinaite" cá pelo rapaz.
Já avisei a fanfarra local para vos receber como é devido.Um abração para todos
Zé Justo

1 comentário:

José Justo disse...

Caro Guedes
Boa ideia, vou tirar uma foto actual tipo galã da Picheleira.
Vai ficar coisa de se ver, até vou lavar a cara e os dentes...qualquer sacrifício nunca é de mais para aparecer no Blog do Bart!!
Divirtam-se no Almoço e bebam um "bérinaite" cá pelo rapaz.
Já avisei a fanfarra local para vos receber como é devido.
Um abração para todos