.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 30 de março de 2008

Hoje é domingo, os dias são mais longos...

Foto de prisioneiros portugueses, na Guiné Conakry, onde se incluem o Continuo, o Capitulo e o Rosas, da CCaç 1743.

do Zé Justo:
Gooooooooood Morning...Vietnam !!Lembras-te deste filme Raulão, adorei a interpretação do gajinho, gandamáquina de actor.Ele é bom actor e tu bom escritor !! Gostei da ideia de deixares aos teus,relatos de dois marcantes anos da tua vida.Eles nunca se aperceberão na realidade do que foram esses tempos, mas devemos lembrar as asneiras de quem nos governou (e ainda outros governam).Lembro-me sempre que aos 16 anos já me martelava a cabeça o raio da guerra.Quanto mais os anos passavam, mais perto da tropa estava, e cada vez mais pensava no que me esperava.Depois corria a história (lembras-te) de que, quem se pirásse e fosse apanhado ia no mínimo para o forte de Elvas, e era condenado entre outras torturas, a subir e descer montes de vezes uma rampa de terra bastante ingreme com um barril meio cheio de água ás Costas !! Imagina o balançar da água dentro do pipo e tudo isto debaixo das caloraças Alentejanas.Andava a estudar na Veiga Beirão, e via os meus amigos ano-após-ano a desaparecerem do nosso convívio, rumo áquelas por um lado belas terras e que tanto mal nos fizeram por outro.Rapaz, elogios tu não precisas, mas gostei bastante da tua ideia. Já li os novos textos e já adicionei ao DVD Guiné.O DVD já está bastante mais completo do que o que vocês têm.Logo que ponha mais umas coisitas vossas e minhas, regravo tudo e mando uma cópia para cada um.Amigos Guedes e Cavaleiro...vamos lá a BOTAR FALADURA no Blog, têm que dar um ar da vossa graça, então essas recordações ??Volto a pedir-vos que no próximo almoço com o pessoal, divulguem o Blog, o trabalhador incansável, o Guedes e nós, merecemos mais colaborações.Hoje é Domingo, os dias são mais longos...vá lá um sorrisosinho prá objectiva !! Um abração para vocês
Zé Justo

e diz o Cavaleiro:
Nunca deixes aquilo que amas por aquilo que desejas, Pois aquilo que desejas te deixará pelo que amas! Hoje as 00:00h, o teu amor verdadeiro dará conta de que te ama! Algo acontecerá entre 1 e as 4. Amanhã prepara-te para a maior sorte da tua vida... (Fico à espera, mano...)

e diz o Pica Sinos:
Grande Justo. Sinto que já estás operacional. Ainda bem fico contente.Sei que a malta se vai encontrar, talvez dia 17 de Maio, um Sábado, numa localidade perto das Caldas da Rainha (Salir do Porto) .O convite deve estar quase a chegar.Dá para pensares em dares lá um pulo? Ou é muito penoso para ti? O que é pensas disso?Olha meu amigo. Esta coisa de andar pelas net(s) descobri muita coisa sobre a operação que não sei o nome que levou prisioneiros o Contino o Capitulo e o Alferes Julio Rosa. Inclusivé tenho fotografias deles na prisão em Conacry. Vou escrever brevemente um texto sobre esta operação e desta vez não posso deixar de citar fontes uma vez que encontrei depoimentos do "outro lado" e do Alferes Julio Rosa dando notas do acontecimento. (Aqui um recado para o Guedes - O ALferes tem um livro publicado sobre este acontecimento. Há morada? como podemos adquirir o dito livro?)Junto uma fotografia para "abrir o apetite"Bom, Justo: o que é que quero de ti? Quero que abras essa cabeçinha e que contes mais do que aquilo que escreveste nas fotos que tens no CD. Decerto te lembras de mais coisas que possam marcar esse dia. Aceita um abraço
Pica Sinos

Sem comentários: