.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 6 de abril de 2008

Sempre convosco na minha mente... Amizades na guerra, amizades para toda a vida...


"Grande Justo

Hoje Abril, vou comemorar os quatro anos da minha neta Inês. Os miúdos vão brincar, os mais velhos confraternizar, é praticamente tudo familia.Espero um dia receber a noticia que tu entraste para o meu clube -- os dos avós--.Dói-me as costas como o caraças. Por causa da festa tive que mudar na casa da minha filha um autoclismo e estou todo empenado. Não foi só por isto, fui ao Furam de Almada comi lá uma sopa que me fez uma diarreia daquelas que não te digo nada. Isto tudo junto faz que esteja todo derriado. Mas isto passa.Tu meu grande camarada e amigo. como sabes sempre presente na minha mente também. Desejo-te um bom fim de semana e para sempre tudo do melhor.Até sempre.

Pica Sinos

3 comentários:

Raul Pica Sinos disse...

Óh Guedes tu és do melhor.
Não te escapa nada.
Sabes que esta pequena nota foi uma resposta que enviei ao Justo agradecendo as felecitações que nos enviou durante o fim de semana.
Digo bem enviou, pois não foi só para mim. Foi também para ti e para o Cavaleiro. Eu sei que também lhe responderam mas publicaste as vossas respostas. Já agora peço que emendes os erros em confraternizar e acrescenta bom em fim de semana. Um grande abraço para ti e dizer que estoua a fazer todos os esforços para que o Contino vã ao nosso almoço.
Pica Sinos

Costa disse...

K maravilha... O Raul Pica Sinos o Justo o Palma k saudade... kero estar com vc's meus malandros, esperem só uma oportunidade!

Costa disse...

Nesta foto, em 2º plano vê-se o Silva op. Rádio e o outro em tronco nú, também op. Rádio, mas não me lembro do nome. Avivem-me a memória!