.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Os esforços do José Costa para encontrar a malta

Oiii rapaziada... Como vêm eu já em 2007, escrevia um mail a estes empresários do turismo "militar" aqui fica o endereço e a dica, pois pode ser que um dia, combinamos e vamos até lá Cumprimentos Costa Da Masterturismo para o José Costa, O facto de Tite não estar mencionada na newsletter não quer dizer que este destino não possa vir a ser incluído na viagem à Guiné-Bissau , pois os destinos mencionados foram os que nos foram indicados por outros ex-combatentes que estiveram nessas zonas. Ficamos com o seu contacto e quando tivermos mais informações sobre as viagens contactá-lo-emos (seria possível enviar o seu contacto telefónico ?). Melhores cumprimentos Do José Costa para a Masterturismo: Boa Tarde Acabei de receber newsletter sobre uma viagem à GUINÉ-BISSAU. A ideia é boa pois deve existir muitos ex-combatentes que desejariam "regressar" aquelas terras. Mas tem um porém. A mim como a tantos outros combatentes, nada nos diz as as vilas ou cidades, que estão mencionadas, atendendo a que os militares foram espalhados por muitas zonas e aí permaneceram durante toda a comissão e de lá numca saíram a não ser para Bissau durante umas horas enquanto durava o embarque ou desembarque de tropas. Foi o meu caso. Sai do barco com destino a TITE e de lá só saí para o barco que nos trouxe. Ora TITE, é mesmo em frente a BISSAU, do outro lado do rio, e foi aí que começou a guerra. Muito me admira que este local não seja visitado ou não faça parte do programa dado o simbolismo. Então, penso que quem quiser fazer essa viagem, deve pelo menos querer visitar o seu "local" para matar saudades. Mandem notícias, sempre, pode ser que eu um dia resolva e vá também. José Costa

Sem comentários: