.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Carlos Bernardes, por José Luis Patrício


 Carlos Bernardes, (11-03-1968 – 03-05-2021)

Fiquei triste, quando soube do falecimento de Carlos Bernardes.

Um dia, em uma ou duas linhas referi-me negativamente à sua tese de doutoramento, que me pareceu não ser adequada à obtenção de tal grau… Acrescentei a pergunta, mais ou menos nestes termos: «Mas que necessidade terá um bom presidente de Câmara de ter um doutoramento?» Foi com mágoa que o fiz, já então tinha boa impressão dele e continuei a ter, depois.

Senti tensão, para dizer o mínimo, perante a tragédia que envolveu o seu desaparecimento, que toca a todos, como membros da mesma comunidade. O texto que transcrevo do «momento de reflexão» de Carlos Bernardes, em aparente postura de luto premonitório (ver vídeo divulgado por TORRES VEDRAS ANTIGA), é impressionante.

As palavras que seguem são reproduzidas na sua oralidade, o que deve perdoar algum aparente erro. Merecem ficar na memória dos torrienses.

Tínhamos Homem…

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

(Transcrição do vídeo publicado em 4 de Maio de 2021)

Sempre quero partilhar convosco uma pequena reflexão que…, daquele homem que está à vossa frente, que tem cinquenta e dois anos, se deus quiser dia onze de Fevereiro faço cinquenta e três…, nasci na maternidade Alfredo da Costa, vivi até aos oito anos em Caneças, os meus pais nasceram no casal das Naculas e no casal Cochim na freguesia da Silveira, são pessoas honradas… e a honra das pessoas… não podem ser… desta forma. E com oito anos viemos, vivíamos em Caneças e viemos viver para o Turcifal, onde vivemos até aos dias de hoje. Foi aí que fez até à minha primeira quarta classe e depois fiz os meus estudos até ao ensino secundário, onde terminei a minha actividade enquanto aluno. O meu pai teve uma doença grave em 1987 e vi-me obrigado a ir trabalhar. E esta pessoa que está na vossa presença, com dezanove anos, era responsável por um conjunto de actividades profissionais que hoje tenho muito orgulho de as ter exercido. Por um lado, especializei-me enquanto medidor orçamentista, e foi aí que comecei a minha carreira na Câmara Municipal de Torres Vedras, com dezanove anos…, mas também com dezanove anos tive que ir à procura de ganhar mais dinheiro, para sobreviver e ajudar a minha família e com essa tenra idade já coordenava transporte internacional entre Lisboa, Málaga, Torremolinos, onde fui responsável por essa linha durante sete anos no grupo Euro Lines, onde a empresa Intercentro era uma das associadas para o qual estava o meu serviço. Nessa minha vida, tive oportunidade, ainda, de, face aos escassos recursos, ser desenhador na área da electricidade no gabinete do arquitecto Joaquim Esteves, da nossa cidade, onde aí após o serviço laboral de sair às cinco da tarde até à meia-noite, uma, duas da manhã, produzia desenho técnico de electricidade até aos meus vinte e cinco anos. O período em que trabalhei no grupo Euro Lines, onde, para além de ser responsável pela linha Lisboa-Torremolinos, transportei milhares e milhares de pessoas, comuniquei com muita gente, muitos contactos, e comecei a realizar, enquanto homem. E nessa dimensão, tive oportunidade de no período da minha vida dos dezanove aos vinte e cinco, entre o mês de Maio e o mês de Outubro, trabalhar ininterruptamente todos os dias da semana, os sete dias da semana, entre as oito da manhã, sensivelmente, e a meia-noite. E, portanto, aquilo que é trabalho, aquilo que é dedicação, aquilo que é abnegação o Carlos Bernardes tem feito isso ao longo da sua vida. E ao longo da sua vida teve oportunidade de contrair matrimónio e ter um filho, quando tinha vinte e cinco anos. Portanto, desse ponto de vista, é assim que a vida vai evoluindo e podermos fazer aquilo que gostamos. E nesse mesmo percurso tive oportunidade de ser dirigente desportivo, tive oportunidade de ser autarca de freguesia, autarca dum concelho vizinho, autarca em Torres Vedras e, com quarenta anos, decidi voltar a estudar. Dos quarenta aos quarenta e sete fiz a minha licenciatura, fiz o meu doutoramento e sempre depois da hora do serviço, nunca colocando o serviço em causa, nunca deixando nada para trás. E, digamos, o percurso de vida continuou e foi com muito gosto que nesta mesma sala no dia 1 de Dezembro de 2015 que assumi a presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras. Em 2017, fui com a minha equipa eleito presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. É para mim um enorme orgulho, uma grande abnegação poder enquanto cidadão ter uma missão pública, de prestar aquilo que nós, do ponto de vista do ser humano podemos fazer, dar algo ao próximo. E é nessa dimensão que efectivamente hoje aqui estou a partilhar convosco este momento de reflexão…

Sem comentários: