.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Bissássema e o Doutor Camais Blinque Nafanda

Do blog da CCaç 2314 - Age Quod Agis, partilhamos a seguinte noticia e a quem agradecemos:.

 O DESTINO…

de CAMAIS BLINQUE NAFANDA

Como tem sido referido, na madrugada de 3 de fevereiro de 1968, o PAIGC obrigou uma força do Exército Português a abandonar a tabanca de Bissássema que ocupava, há três dias.

Há anos soube através do ex-furriel Fernando Almeida que conhecia e era amigo de um guineense que terá nascido nessa data. Que era médico e vivia em Londres.

Vim a saber pelo próprio o sucedido e que se trata de Camais Blinque Nafanda, atualmente, médico cirurgião ortopédico e traumatologista.

Referiu que sua mãe, grávida, teve que fugir aquando do ataque a Bissássema. Andou cerca de 10 kms a pé e foi até Foía onde deu à luz uma criança de sexo masculino na madrugada de 4 de Fevereiro de 1968, ao qual deu o nome de Camais Blinque Nafanda.

Nafanda trabalhou no hospital Pedro Hispano, de 21 de outubro de 1999 a 2 de Fevereiro de 2009, e no hospital São Pedro, em Matosinhos, de 23 de Outubro de 2001 a 2 de Fevereiro de 2009 e no hospital Santa Maria Maior, em Barcelos,  de 1 de Dezembro de 2009 a Dezembro de 2013.

As consequências de uma guerra e a sua força de vontade modificaram uma vida…

Sobre a Guiné-Bissau, diz-nos:

"Na minha opinião conseguir um sistema político que possa adequar as nossas realidades socio-políticas, podia ser uma alternativa válida a este ciclo vicioso da crónica Instabilidade que o país está mergulhado há mais de duas décadas e sem fim à vista.”

10 de Março de 2021.

JT

Doutor Nafanda


talvez a sua Mãe



Bissássema

ainda menino

Doutor Nafanda

----------------

Esta é a história dum menino de Tite, que ao que percebo chegou até nós através do nosso amigo Fernando Almeida da CCAÇ 2314 e cujo sucesso se deve à persistência e consciência de sua Mãe. Faz-me lembrar o nosso saudoso amigo Embaixador Malan Djassi, cuja história é muito semelhante - também ele ficou a dever o seu sucesso à consciência e empenho de sua Mãe. Grandes Mães, grandes Senhoras. E todos nós sabemos como era dificil naquele ambiente de guerra, alguém ter objetivos de futuro e ter consciência suficiente para retirar os filhos daquele meio e encaminhá-los para estudar, para a vida. Bem hajam !

Outras histórias haverá de outros meninos de Tite. 


Sem comentários: