.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 18 de abril de 2010

O Pedro não vai a Penafiel

______________________________ Companheiros O Pedro este ano não poderá vir ao almoço. Publicamos a seguir o email que enviei para os Montes Altos e a resposta: Caro amigo Dr. Diogo Sotero Acerca do almoço anual da nossa tropa, do qual há tempos lhe falei e que vai ter lugar no próximo 8 de Maio em Penafiel, lamento informá-lo que este ano não vejo hipótese de o Pedro ir connosco - O Ramos não vem e o Mestre de Mértola, vai na véspera para Penafiel, regressando talvez só no dia seguinte. E assim não há ninguém que o traga até à Gare do Oriente em Lisboa, para se juntar àqueles que vão de comboio, que é o meu caso. E como sabe melhor que ninguém, ele não tem capacidade para vir sózinho do Alentejo até Lisboa e depois fazer a viagem de regresso. Agradeço por isso faça o favor de lhe fazer ver isto (se é que já lhe tinha dito) e fica a promessa de quando eu for a casa do Mestre, em Mértola, irei aí fazer-vos uma visita. Para o próximo ano de 2011 o almoço anual será na zona de Lisboa, o que facilitará a vinda dele. Muito obrigado e agradeço a sua compreensão. Um abraço. Leandro Guedes. ________________________ Caro amigo Compreendemos perfeitamente que o Zé Pedro não consiga ir até Penafiel sem protecção, por isso irá numa proxima oportunidade quando for mais perto.Eu já lhe expliquei e ele compreendeu também, nesse dia irá almoçar com o colega dele Mário e apanhar uma grande"cadela". Ele envia um abraço a todos os camaradas e eu também pois desde que vos conheci e leio o vossa Blog, até parece que estive convosco na Guiné. Um forte abraço. Diogo Sotero Sem outro assunto, O Presidente da Direcção /António Manuel Sotero Palma/

Sem comentários: