.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ex-alferes António Moreira lança petição para que o parlamento discuta os ordenados dos gestores públicos

Meus amigos Trazemos hoje ao blog com a devida vénia, um artigo publicado no Badaladas sobre o ex-alferes Moreira da CART 1690 em que ele lidera uma petição ao parlamento acerca dos ordenados e prémios dos gestores publicos.. Será mais uma luta inglória, mas pelo menos reconhecemos que ir ao Ultramar transmitiu a muitos de nós verdadeiros valores de solidariedade, de justiça social e de preocupação com os que menos têm. Bem haja e que tenha sucesso. -------------------------- Da Poetisa Maria Laura Madeir: Cai bem a uma cidade que evolui a voz dos cidadãos que exprimem um ideal, ou uma ideia que sabem defender. Nada mais defensável que a petição lançada pelo ex-alferes António Moreira. É simplesmente aberrante que um país, onde as desigualdades são as maiores de todos os países da Europa, tente superar as dificuldades de uma gestão ruinosa através de cortes cegos nos rendimentos dos menos contemplados, ou mais pobres... Independentemente dos partidos, haja para todos uma consciência cívica que seja ao menos digna de um projecto democrático, justo e humanizante. 24 de Abril de 2010 01:25 ------------------------------- De António E. : Não conheci o Dr António Moreira na Guiné. Sou mais novo, e tive o privilégio de cumprir o serviço militar em tempo de paz. Se o tivesse de fazer em guerra certamente teria muita honra em servir no mesmo batalhão que o meu amigo António Moreira. Como torreense que sou, e sabendo que grande parte destes bravos do batalhão não são de Torres Vedras, gostaria de deixar um testemunho. Para além do orgulho que certamente terão em ter servido a pátria no batalhão do Alferes Moreira, podem também orgulhar-se de um que foi dos vossos, e que tem sido para além de brilhante advogado, um cidadão interventivo e com relevantes serviços prestados à sociedade civil. É assim que se faz a diferença. Em vez do botabaixismo fácil, António Moreira é um homem de causas justas e intervenções oportunas. Obrigado AE

4 comentários:

Maria Laura Madeira disse...

Cai bem a uma cidade que evolui a voz dos cidadãos que exprimem um ideal, ou uma ideia que sabem defender. Nada mais defensável que
a petição lançada pelo ex-alferes António Moreira. É simplesmente aberrante que um país, onde as desigualdades são as maiores de todos os países da Europa, tente superar as dificuldades de uma gestão ruinosa através de cortes cegos nos rendimentos dos menos
contemplados, ou mais pobres...
Independentemente dos partidos, haja para todos uma consciência cívica que seja ao menos digna de
um projecto democrático, justo e humanizante.

Antínio Esteveira disse...

Não conheci o Dr António Moreira na Guiné. Sou mais novo, e tive o privilégio de cumprir o serviço militar em tempo de paz. Se o tivesse de fazer em guerra certamente teria muita honra em servir no mesmo batalhão que o meu amigo António Moreira.

Como torreense que sou, e sabendo que grande parte destes bravos do batalhão não são de Torres Vedras, gostaria de deixar um testemunho.

Para além do orgulho que certamente terão em ter servido a pátria no batalhão do Alferes Moreira, podem também orgulhar-se de um que foi dos vossos, e que tem sido para além de brilhante advogado, um cidadão interventivo e com relevantes serviços prestados à sociedade civil. É assim que se faz a diferença. Em vez do botabaixismo fácil, António Moreira é um homem de causas justas e intervenções oportunas.

Obrigado

AE

Antínio Esteveira disse...

Já agora informo que podem assinar a petição cujo primeiro subscritor é o Dr António Moreira online atrevés do seguinte link:
Obrigado

http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1858

Antínio Esteveira disse...

Meus caros com as dividas desculpas, indiquei mal o a forma de assinar a petição dno nosso amigo Dr. Moreira.

O melhor caminho é aceder ao google e escrever o nome da petição

"Petição Salários, Bónus e Prémios dos Gestores Públicos"

Desta forma podem aceder directamente e fazer o favor de assinar

Obrigado

Um abraço a todos