

33⁰ Almoço anual do BART 1914, em 15 de junho de 2024, no restaurante Vianinha Catering, em Santa Marta de Portuzelo. Organizador Daniel Pinto e seu filho Rui Pinto.
“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”
(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).
-
"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"
(José Justo)
-
“Ninguém desce vivo duma cruz!...”
"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"
António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente
referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar
-
“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”
Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.
---
"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."
Não
voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui
estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.
Ponte de Lima, Monumento aos Heróis
da Guerra do Ultramar
. Então aqui vai: • Na gare do Oriente apanhamos o comboio das 7 da manhã, que chega a Campanha às 9:46
Talvez seja melhor comprarmos os bilhetes de ida e volta Oriente/Penafiel - Penafiel/Oriente.
• No regresso apanhamos o comboio em Penafiel às 17:47 que chega a Campanha às 18:25 e logo de seguida às 18:47 apanhamos o comboio para Lisboa, onde chega às 21:22.
Não é preciso confirmar nada comigo. Basta aparecer antes das sete para ter tempo de comprar o bilhete.
PARA JÁ ESTÃO CONFIRMADOS EU , O RÉGUA E O ARRABAÇA.
Um abraço. .
Especado, aqui, tal a “daqui fala a Marta “, já meio “roufenho”, de tanto perorar ao telefone, à espera que chova, decidi dedilhar o que, na circunstância, vier ao sabor da mona . . Triste e desiludido, como também confessa o Justo, no seu autêntico e bem traduzido pensamento, e com muita acuidade nas premissas e conclusões, direi eu . . . Quanto a mim, com uma patologia mais agravada. Além do triste e desiludido, acrescento adredemente obnubilado, o que traduzido dará, mais ou menos, aparvalhado. E, porquê? Viram, pela certa, como eu, a pose dos mastigantes, tais latifundiários de outrora, de casaco e mãos nos bolsos, com cinismo de capatazes, a desdenhar do árduo trabalho, como já referi, na geira dos campos do Mestre, com quem estou, adianto, de relações meias “côrtas”. Simplesmente, por ciumeira, segundo o casmurro (que nã vem, nã vem e nã vem ao almoço) . . . Induzidos, alvitro eu, pelas achegas do Justo, a comemorar o 24 de Abril, para eles, porventura, de saudosa memória, à mesa, com copinhos eróticos, quiçá, única função gustativa, activa, que lhes sobeja?!!! Andarão por ínvios caminhos ou, pelo contrário, fará parte de uma postura estratégica pró-activa, pressentindo a mudança, infalível e tardia, dos ventos da história ? E, para cúmulo, preparados para reincidir, ora, em breve, aqui para os lados das tabancas nortenhas, como, velada e manholasmente, vão insinuando . . . E, palpita-me, com um reforço de peso, como aliado, ainda mais do norte . . . Estou para ver. No que estarão equivocados, obviamente. A que porta vêm bater! . . . A vida está difícil, reformadito, teso como um birote, nem para mandar cantar um cego, quanto mais para devaneios gastronómicos mais ousados . . . Para que conste. Como nota de rodapé O n/alfero capelão confirmou a sua presença no almoço e, adiantando serviço, ofertou-me, duas garrafolas de vinho, duma categoria muito superior, mas muito, ao que, alguns mânfios, surripiavam lá por Tite e de que, nem que chovam canivetes, desta vez, sequer sentirão o cheirinho . . . Fechado a sete chaves, o precioso néctar, convicto de que outras (botelhas) se seguirão . . . Iremos ter a primeira presença nos n/almoços/convívio, para já e pelo menos, dos:
Desculpem o devaneio e até dia 8, se se dignarem aparecer (até hoje, 57 guerreiros inscritos, num total de 110 convivas). Hipólito
http://www.gapminder.org/world/
Esperamos que para vós tenha interesse.
Abraços.