.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Torres Vedras - Há 30 anos Cidade!

Foi em 3 de Fevereiro de 1979, que Torres Vedras foi elevada à categoria de cidade, ainda segundo as normas rigidas que vinham do regime anterior.
Na noite de hoje, 3 de Fevereiro de 2009, foi organizado um concerto com a Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, no Teatro-Cine Ferreira da Silva, que estava repleto de cidadãos e individualidades do Concelho. Há 30 anos atrás também neste Teatro-Cine com a mesma Banda dos Bombeiros, assistiu a população a um concerto comemorativo.
Parabens a Torres Vedras e às suas gentes.
Alguns elementos sobre o concelho: 72.750 habitantes (Censos 2001)
. Economia Torres Vedras é o concelho do Oeste que em termos absolutos mais contribui para a produção de riqueza, representando cerca de 0,6% do PIB (Produto Interno Bruto em 2004).
Contudo os seus mais de 70.000 habitantes apresentam um Poder de Compra per Capita (IPC 2004) de apenas 82,63, considerando o índice 100 como o valor médio do País.
. Sectores de Actividade Em relação à distribuição da população residente pelos grandes sectores de actividade económica tem-se verificado a diminuição progressiva do sector primário (agricultura) e a correspondente compensação através do crescimento do sector terciário (comércio e serviços). De acordo com os dados do INE relativos a 2001, a distribuição da popupação activa por sector era de: 57,2% para o comércio e serviços, 34,5% para a indústria e os restantes 8,3% para o sector representativo da agricultura e pescas.
simpatia do site Praia de Santa Cruz

1 comentário:

FGV disse...

Parabéns a Torres Vedras por este aniversário.
Trabalhei no seu concelho mais de 30 anos, é um concelho laborioso tanto industrial como em agricultura.

Parabéns também a todos os torrienses.