.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Á procura de noticias de Tite... pelo Pica Sinos


Raúl Pica Sinos,Muito obrigado pela mensagem, demonstrativa do interesse pela Guiné, pelos guineenses e por Tite em particular.Não tenho informações actualizadas sobre a vida em Tite, mas tomo aliberdade de divulgar a sua mensagem/pedido, na secção "Divulgação" do sitehttp://www.didinho.org/ na esperança de que alguém possa dar alguma informação,relato etc. sobre Tite.
CumprimentosDidinho
______________________________________________________________________________________
Não me limito a fazer só a minha parte! Tento, igualmente, incentivar cada um a fazer a sua, em função da sua consciência, compromisso e responsabilidade para com o país. A SOLIDARIEDADE é um gesto nobre, o maior,o mais sentido e preciso em todo o mundo! A INDIFERENÇA contraria o espírito e o conceito de SOLIDARIEDADE, por isso, sou contra a INDIFERENÇA e lamento pelos INDIFERENTES! Por nós próprios, porque ninguém vive sozinho nestemundo, devemos ser SOLIDÁRIOS!A vida só tem sentido se, para além de nós, outros também puderem viver...
Fernando Casimiro (Didinho)Visite o site http://www.didinho.org/VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!Tel:
------
Meu caro Didinho
Já em tempo lhe dirigi um e-mail (recomendado por um amigo) a solicitar ajuda na informação de uma cidade que dá pelo nome de TITE na Guiné Bissau.Tite para os guineenses tem razões históricas. Alegrias e certamente tristezas. Para nós portugueses também.Hoje sexagenários há muito conhecedores que a guerra foi injusta e desnecessária.Também nos marcou nos mais variados sentimentos .Temos um Blog http://bart1914.blogspot.com/ , e com o devido respeito relatamos alguns desses momentos à epoca.
Contudo falta-nos (falta-me) o conhecimento do hoje. Como está, como é Tite.As suas gentes naquela região outrora celeiro do país. Gostava de comentar as realidades daquele povo em que muitos dos meus dias foi com ele de confraternização.Pode ajudar?
Raul Pica Sinos

Sem comentários: