.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Noticias de Tite, pelo Pica Sinos


OMS APOIA A POPULAÇÃO DA REGIÃO DE TITE


Nas voltas pela Net deu para ver uma informação da Associação Comunitária Manha Sambu/Bissau, onde alude a entrega dum Certificado de Mérito pelos apoios recebidos da Representação da OMS na Guiné Bissau que permitiu à população de Tite, região de Quinara, levar uma vida estável em termos de abastecimento de água e na utilização de latrinas comunitárias.

Diz em sede o comunicado que o sector de Tite é uma das áreas de maior carência em abastecimento de água e em latrinas. Adiantando que em muitos casos, a população é obrigada a caminhar 3/5 quilómetros para procurar água devido á sua escassez, fundamentalmente no período de Abril a Maio, porque a maioria dos poucos poços existentes ficam sem água devido ao abaixamento do lençol freático. Acrescenta que, sem água a fome e as doenças aumentam, o cultivo para a subsistência da população é praticamente nulo.

Por outro lado a falta de latrinas comunitárias, faz com que as populações na sua maioria utilizam as matas e o ar livre para as suas necessidades dando origem à propagação de muitas doenças entre as quais a cólera. Refere ainda que o apoio monetário no valor global de 80 mil dólares foi aplicado no melhoramento dos poços de água existentes e na construção de 19 novos poços e 290 latrinas comunitárias. As tabancas beneficiadas foram: Manhá, Finimá, Gã-Binta, Érega, Gã-N’djai-14, Flak N’dégdé, Yussi, Nambalanta, Foiá, Brambanda, Finingué, Bissassema e Sintchã Lega, abrangendo cerca de 22.600 habitantes

Pica Sinos

1 comentário:

Manuel Luis disse...

Gostei de passar por aqui e relembrar Angola onde estive 22 anos.
Silva Porto Bié foi a terra que me encantou e formou uma turma de amigos.
São salutares os encontros militares e civis.
Abraço