33⁰ Almoço anual do BART 1914, em 15 de junho de 2024, no restaurante Vianinha Catering, em Santa Marta de Portuzelo. Organizador Daniel Pinto e seu filho Rui Pinto.
.
“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”
(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).
-
"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"
(José Justo)
-
“Ninguém desce vivo duma cruz!...”
"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"
António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente
referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar
-
“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”
Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.
---
"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."
Não
voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui
estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.
Ponte de Lima, Monumento aos Heróis
da Guerra do Ultramar
2 comentários:
Este comentário não caberia aqui.Mas não vi outro local para o fazer, de forma a ficar tão perto fa fotografia do capitão Paraiso Pinto. Nunca imaginei, depois de o já ter referido na minha página, revê-lo. Está um jovem. Mas se o visse na rua nem sequer o reconhecia. Foi ele que recebeu a minha companhia, C.CAÇ 2314, à sua chegada a Tite.Nessa noite, fiquei sem saber se era oficial, sargento ou praça. Mas sei que teve o cuidado de ensinar, primeiro os abrigos. Depois, onde podiamos comer. Tenho várias memórias dele e todas boas. O meu abraço ao Senhor Paraiso Pinto, agora talvez coronel.
Ex furriel Caldeira
Cónego Luis Silva. Não sei se será quem foi a Bissaássema levar conforto espiritual à C.CAÇ 2314, durante a sua passagem por aquela praça forte.
Referi na minha página que o capelão apareceu por lá e ficou no meu abrigo para pernoitar. Após o jantarito recolheu ao meu buraco e fez questão de rezar o terço. Eu fiquei pelo meio porque tinha também obrigações para com a defesa.
Como já não me recordo se será o mesmo, tanto mais que não tive tempo para fixar a sua aparência, deixo o meu abraçio a Senhor Cónego. Se for o mesmo que esteve em Bissáassema, que desculpe pela minha falta de cortesia nessa noite.
Ex-furriel Caldeira
Enviar um comentário