.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Gentil está livre...

O Gentil com vários amigos, numa petiscada em Tite. Vêm-se aqui o alf. Rodrigues, Henriques, Cautela, Porto, Victor Hugo, alf. Oscar, furr. Serafim e mais dois amigos dos quais não me lembro do nome.
nesta foto, tirada nas Caldas aquando dum almoço retemperador, o Gentil está ao lado direito do Hipólito, ou seja, ao lado direito do representante de Deus, o sacristão, eminência parda.

O nosso companheiro Gentil Félix Lourenço, está definitivamente livre da doença que teimosamente o apoquentava há algum tempo, tendo-o obrigado a algumas semanas de internamento hospitalat. Após tratamentos de alguma violência, próprios desta doença e depois de vários exames muito especificos, teve hoje a boa noticia de que já não tem nada que o possa preocupar. Continuará a fazer exames periódicos que ajudarão a verificar que tudo continuará bem. Desejamos que assim continues companheiro e acredita que todos nós ficamos contentes com esta boa noticia. Um abraço.

_________________________________

José Justo disse... Guedes Grande noticia esta, fico muito feliz pelo Gentil. Não me é nada dificil compreender os trabalhos porque tem passado. Para ele um grande abraço e continuação das rápidas melhoras. P'rá frente é que é o caminho rapaz !!. 21 de Maio de 2010 15:53 _________________________________ Hipólito disse... Folgo imenso pela boa saúde do Gentil. E ainda mais por, presumivelmente, ter contribuído para tal. Ouviram, já, com certeza, falar na teoria teológica da comunicação dos santos. Consiste em que, estando eu na graça de Deus, todo o bem que praticar, comunicar-se-á, automaticamente, a todos os que também o estejam. Possivelmente, ter-se-á comunicado ao Gentil, pelo facto de estar sentado à minha direita, todo o bem que lhe desejo e muito merece. O que, já, não poderei garantir ao (aos) que se sentem à minha esquerda. Assunto a ponderar, caso a caso, teologicamente divagando, como é óbvio. Da vossa S.S. a eminência parda 21 de Maio de 2010 20:50 _________________________________ José Justo disse... Hipólito, gostei dessa de "estares na graça de Deus" e transmitires as benfazejas bençãos!!... De novo votos das melhoras do Gentil e para ti "abençoado" enquanto não te dou a penitência, mando-te um queijo!! lol
_________________________________
Novamente do Justo:
Rapaziada do ritmo...nem imaginam as voltas que eu tenho dado ao cérebro (o que vale é que é pequenino) para lembrar da cara do Gentil, embora tenha muito presente o nome. O Guedes, sempre na situação, fez-me luz com esta foto de Tite. Lá está ao fundo em pé o Victor...grande "amigo"...pediu-me a máquina fotográfica quando veio à Metrópole de férias, e nem nele nem na máquina voltei a por os olhos !! Nunca soube o que lhe aconteceu. Mais um abração para o Gentil, agora bem lembrado. José Justo.

5 comentários:

José Justo disse...

Guedes
Grande noticia esta, fico muito feliz pelo Gentil.
Não me é nada dificil compreender os trabalhos porque tem passado.
Para ele um grande abraço e continuação das rápidas melhoras. P'rá frente é que é o caminho rapaz !!.

Hipólito disse...

Folgo imenso pela boa saúde do Gentil.
E ainda mais por, presumivelmente, ter contribuído para tal.
Ouviram, já, com certeza, falar na teoria teológica da comunicação dos santos.
Consiste em que, estando eu na graça de Deus, todo o bem que praticar, comunicar-se-á, automaticamente, a todos os que também o estejam.
Possivelmente, ter-se-á comunicado ao Gentil, pelo facto de estar sentado à minha direita, todo o bem que lhe desejo e muito merece.
O que, já, não poderei garantir ao (aos) que se sentem à minha esquerda.
Assunto a ponderar, caso a caso, teologicamente divagando, como é óbvio.
Da vossa
S.S. a eminência parda

José Justo disse...

Hipólito, gostei dessa de "estares na graça de Deus" e transmitires as benfazejas bençãos!!...
De novo votos das melhoras do Gentil e para ti "abençoado" enquanto não te dou a penitência, mando-te um queijo!! lol

leandro guedes disse...

Rapaziada do ritmo...nem imaginam as voltas que eu tenho dado ao cérebro (o que vale é que é pequenino) para lembrar da cara do Gentil, embora tenha muito presente o nome.
O Guedes, sempre na situação, fez-me luz com esta foto de Tite.
Lá está ao fundo em pé o Victor...grande "amigo"...pediu-me a máquina fotográfica quando veio à Metrópole de férias, e nem nele nem na máquina voltei a por os olhos !!
Nunca soube o que lhe aconteceu.
Mais um abração para o Gentil, agora bem lembrado.

José Justo disse...

A msg de cima é do Justo, mas como estava o código do Guedes ficou assim.
Tá Isquilaricido.