.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Maturidade Sénior em Torres Vedras

Meus amigos
Como nem só de tropa vive a malta, aqui vai o endereço dum blog inciado há uma semana pelo nosso prof. Sr. Carlos Silva (notyet), e que visa congregar as experiencias e saberes de todos os alunos da Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, da qual com muito gosto faço parte. http://actividadesenior.blogspot.com

Para que saibam frequento aulas de flauta/musica, inglês, ciências, informática, internet, português. E já frequentei também aulas de xadrez dadas pelo mesmo prof. Ensaiamos também com ele aulas de bridge que não pegaram, bem como aulas de espanhol que abandonei (porque sabia demais...rs). Mas existem outras aulas de pintura, italiano, francês, Coro vocal, Tuna da Universidade, Saúde, Ceramica, e mais, muitas mais que nem me lembro...
São planeadas várias visitas de estudo durante o ano. Neste momento, de 21 a 24 de Maio está um grupo em visita a várias cidades da Itália, com a respectiva professora.
Há uma semana atrás fizemos uma agradavel visita à barragem do Castelo do Bode.
Há pouco tempo também, fizemos uma visita à Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa e outra à Estação Vinicola Nacional em Dois Portos, ambas perto de Torres Vedras.
Breve vai ser feita uma viagem chamada "Rota de Junot", ligada com as Linhas de Torres.
Como vêm o menu é aliciante...
Além do convivio entre malta dos 55 para cima. É muito agradavel.
Se quiserem frequentar é só inscreverem-se.
Um abraço
Leandro Guedes
------
disse...
Ói Doutor Guedes...tanta sapiência e gosto em saber mais!!É bom que ainda existam muitas pessoas que não passam o seu tempo em frente ao televisor, a pasmarem-se com as novelas brasileiras e os futebois, podendo e sabendo aproveitar o tempo a aumentar o que já sabem."A cultura é tudo aquilo com que ficamos, depois de esquecermos tudo o que aprendemos"Pós interromper a minha carreira profissional, já reabilitado, com muito tempo livre e sem ocupação visivel, pensei sériamente em me matricular numa dessas Universidades.Entretando, como que por acaso, recomecei o interesse pelo modelismo, e deixei de ter "tempos livres" e passei a gastar uma pipa de massa!!Divido as minhas horas pelos "pópós e aérióplanos", os Blog's, alguns grafismos para as aulas de minha filha, a cozinha, as muitas leituras...e dormir, que para mim é um dom maior.Sobre cozinha, não sei se gostas dos tachos, mas um dia destes vou dar ao pessoal uma receita de bacalhau que já era da minha avó, e que é de cair.Dizem que dormir é "morrer um pouco" pois eu não me ralo nada com isso...gosto mais da minha caminha que da minha família toda...hi...hi...ái se elas lerem isto !! Aprecio imenso reportagens, como já vi algumas, sobre o esforço e gosto das pessoas com a "idade do saber" pelas novas tecnologias.Aliás, tu e as tuas amigas e creio que colegas de Universidade; Alcinda e Biabisa, são um bom exemplo disso.Teem ambas uns Blogs de eleição, com muito bom gosto.Continua rapaz.Para ti a mesma receita que dei ao Pica...porta-te mal e come bem, porque as coisas boas da vida, ou são pecado ou fazem mal !!Um abraço académico

Zé Justo

2 comentários:

José Justo disse...

Ói Doutor Guedes...tanta sapiência e gosto em saber mais!!

É bom que ainda existam muitas pessoas que não passam o seu tempo em frente ao televisor, a pasmarem-se com as novelas brasileiras e os futebois, podendo e sabendo aproveitar o tempo a aumentar o que já sabem.

"A cultura é tudo aquilo com que ficamos, depois de esquecermos tudo o que aprendemos"

Pós interromper a minha carreira profissional, já reabilitado, com muito tempo livre e sem ocupação visivel, pensei sériamente em me matricular numa dessas Universidades.

Entretando, como que por acaso, recomecei o interesse pelo modelismo, e deixei de ter "tempos livres" e passei a gastar uma pipa de maça!!

Divido as minhas horas pelos "pópós e aérióplanos", os Blog's, alguns grafismos para as aulas de minha filha, a cozinha, as muitas leituras...e dormir, que para mim é um dom maior.

Sobre cozinha, não sei se gostas dos tachos, mas um dia destes vou dar ao pessoal uma receita de bacalhau que já era da minha avó, e que é de cair.

Dizem que dormir é "morrer um pouco" pois eu não me ralo nada com isso...gosto mais da minha caminha que da minha família toda...hi...hi...ái se elas lerem isto !!

Aprecio imenso reportagens, como já vi algumas, sobre o esforço e gosto das pessoas com a "idade do saber" pelas novas tecnologias.

Aliás, tu e as tuas amigas e creio que colegas de Universidade; Alcinda e Biabisa, são um bom exemplo disso.
Teem ambas uns Blogs de eleição, com muito bom gosto.

Continua rapaz.

Para ti a mesma receita que dei ao Pica...porta-te mal e come bem, porque as coisas boas da vida, ou são pecado ou fazem mal !!

Um abraço académico Zé

José Justo disse...

Guedes
Como sempre...apressadinho da silva...e sai barraca.
Emenda-me lá a asneirada da palavra "maça" quando deve ser MASSA.

Tagradecido e apaga este comentário que não tem jeito para morar no teu Blog.