.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Este blog completa hoje 14 anos de vida - mensagem de João Godim, em 2019.


O Blog do BART 1914 completa hoje 14 anos de vida.

Teve inicio em janeiro de 2008 e durante todo este tempo recebeu 618.660 visitas e imensas participações através de mensagens, escritos vários onde a guerra nem sempre foi o tema, relatos sofridos e outros bem dispostos, fotografias, vídeos de companheiros, amigos, familiares e visitantes.

Muitos reencontros se verificaram durante este tempo.

Organizaram-se trinta almoços anuais em diversos pontos do País, interrompidos devido ao covid.

Foram dadas entrevistas à TV e Jornais sobre a nossa participação na Guerra do Ultramar.

Com base no Blog foram elaboradas as MEMÓRIAS DO BART 1914.       

O BLOG continua a ser um elo de união entre todos os Combatentes da CCS do BART 1914 e demais Unidades Militares estacionadas  em Tite, no Sector de Quinara, na Guerra do Ultramar/Colonial, (Bissassema, Nova Sintra, Jabadá, Enxudé,) entre outras localidades, principalmente no período de abril de 1967 a março de 1969.

Com a valiosa ajuda de todos, nestes 14 anos muita coisa está aqui plasmada, umas boas outras nem tanto, mas é sem duvida um testemunho da História.

Muito obrigado a todos.



Trabalho da autoria do José Justo

Nota do autor:

“Amigo, lembrei-me desta vez focar uma triste realidade que foi a destruição inútil da obra que de qualquer forma se construiu e poderia ter beneficiado, e muito a população de Tite.

Claro que poderá ser controverso

José Justo”. 24/01/2022.

-----------------------------------------------

Aproveitamos para voltar a publicar uma mensagem enviada em 2019, pelo nosso amigo João Godim:

 "Boa tarde, caro amigo Leandro Guedes.

Antes de mais parabéns pelo XI aniversário do Blog da BART 1914. É dos blogues que conheço o que mais e melhor informação transmite sobre a guerra na Guiné. Entrar no blog da BART 1914 é aceder a um vasto conteúdo que nos situa, com todo o realismo, numa Guiné em guerra,

social e culturalmente pobre, vítimas de uma colonização desprezível, com milhares de jovens portugueses a combater em nome de uma Pátria que há muito tinha abandonado os territórios africanos.

 Como sabe, há muitos blogues mas, a maioria, poucas notícias revelam. Penso interpretar o v/desabafo no que se refere à pouca participação dos "v/camaradas" de armas, porém é uma contestação em todos os blogues de todas as áreas. É um mal menor! Pouco importa. Vivemos num tempo que tudo muda a todo o instante. Como escreveu Agostinho da Silva " o poder da palavra, contra a palavra do poder". A palavra escrita fica e perdura e tem muito poder. A escrita inserida no BART 1914 será sempre referência... em todos os séculos. Conheço quem tenha escrito um livro sobre a guerra na Guine a partir dos blogues.

 Mas, também reconheço, a linha noticiosa tende a manter os moldes de sempre. É difícil renovar, criar novas rubricas, mas passa por ai o clique para manter viva a chama de qualquer blogue, diário, televisão ou rádio. Sim, caro e prezado amigo, os blogus já fazem parte da denominada "Comunicação Social", é o veículo que mais leitores tem crescido nos últimos anos em todo o mundo. Renovar/inovar são imperativos, despertar e fazer acordar os "camaradas": Concursos, jogos, visitas, viagens (a baixo custo), com trimestralidade, enfim, pôr todos a mexer! Nem que seja para dar uma boa gargalhada.

Seja assim ou assado, fico grato pela informação que o blog da BART me tem  proporcionado.

Que dure por muitos e bons anos,

Uma cordial abraço

João Godim"

15/02/2019 

Sem comentários: