.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sábado, 30 de janeiro de 2021

O Justo e as Memórias do BART

 "Olá amigo Guedes!! Começo por te dizer que, não consigo escrever nada no teu Blog nem no do Pica, vai tudo para o Messenger!!?? 🙁 Cada vez me vejo mais a nora para fazer qualquer coisa nestas tretas. Quase todos os dias ao abrir seja o que for, lá está de novo tudo alterado e lá ando sempre às aranhas!! 🙁 Já não há pachorra!!. Amigos, falei à pouco com o nosso "capitão" P. Pinto a elogiar e agradecer os livros sobre o BART. 

Grande trabalho amigos, e sei bem do que falo porque já andei nestas lides gráficas. O PP salientou e elogiou o trabalho de vós os dois, referindo que se limitou a apoiar-vos. Talvez modéstia, mas repito que está um trabalho de quinze estrelas!! PARABENS para todos vós. Fiquei surpreso por me terem dado a honra de inclusão nos textos. De alguns já não me lembrava. Claro que em evidência tinha que estar o escrivão mor El Pica!! 🙂 Estou a fazer alguns destaques e sinalizações para mais fácil consulta de mim e dos meus. Renovo os pedidos de desculpa por não conseguir incluir este texto nos vossos Blogs! 🙁 Inépcia minha decerto, mas amigos: "Burro velho não aprende línguas" . Abrações para vós, incluindo Cavaleiro e todos os que que escreveram, e bem, nestes 2 grandes livros. Agradeço que incluam, se acharem bem, nos vossos Blogs este texto. OK! ABRAÇÕES para todos.

José Justo".

1 comentário:

José Justo disse...

Obrigado pelo post. Vocês foram na realidade impecáveis!!...que trabalheira deu esta compilação. Os livros estão maravilha e eu estou a ilustra-los com fotos do meu arquivo. Vão ficar ainda mais bacanos. Abração para o nosso Capitão, para o Pica e por último, mas muito menos importante a ordem, tu GUEDES que tens sido o mentor de todos estes trabalhos.