.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Tite em 1961/1963 - BAT 237

 Manuel Lima, enviou a mensagem: 30 de Dezembro de 2020 às 21:36

"Como Militar vi com muita mágoa os efeitos de "uma Guerrilha" ao tempo 1961/1963, devo dizer que quando regressei ao meu Pais deixamos um outro TITE.

Era da CCS Bat 237,  cujo CMDT era Pina, muitas felicidades para aqueles com quem eu contactei, pois tenho recordações que trouxe  daquela "Tabanca"...

Eu é que fico agradecido, apenas acrescentarei que Assentei Praça em Penafiel RAL 5, cumpri 17 meses V.M. normal, passados seis meses fui mobilizado + um mes em Penafiel, fui mobilizado para a Guiné e fui fazer o "tirocínio" Senhora da Hora/Porto R.I.6 + um mês em Julho de 1961 Fui "fomos" para a Guiné TITE, vida muito difícil no inicio não tínhamos nada de nada mas muito fizemos para o beneficio fosse continuado verificando agora por algumas "fotos" que foi feito, agora fico muito triste por aquilo que presenciei, é mesmo muito triste, triste porque aquele pessoal não beneficiou nada com o nosso afastamento nada com a guerrilha, muito poderia dizer ou qualquer ou camarade de armas, mais uma vez e tentarei seguir como sempre fiz, eu fiquei a gostar daquela gente. Retribuo o teu/seu abraço, já agora gostaria do eu ter como amigo no Facebook..

Manuel Lima"

Administrativo at EDP

Studied at Lanheses, Viana Do Castelo, Portugal"



Caro amigo Manuel Lima. Enviei-te uma foto do teu tempo para ver se conheces alguns dos militares. Enviei-te também o emblema do BCAÇ 599 que era do teu tempo. E enviei-te também uma foto do pelotão de Morteiros de então nº. 912, onde esteve o companheiro Santos Oliveira.

O nosso colega SANTOS OLIVEIRA escreveu um livro que se refere ao teu tempo. O titulo é “A GUINÉ NO MEU TEMPO”. Se quiseres esse livro procura  no messenger ou no Facebook dele que é o seguinte:

https://www.facebook.com/santosoliveira912

e pede-lhe o livro que ele manda-te. Não sei quanto custa, mas pergunta-lhe. Abraço.

Leandro Guedes.

Sem comentários: