.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 10 de maio de 2020

"A única coisa que me mantém acordado durante a noite é a ideia de uma epidemia” - Bill Gates

É um dos homens mais ricos do mundo e passou os últimos três meses desesperadamente à procura de uma solução para a covid-19, o seu novo inimigo. Com a Humanidade num impasse, o fundador da Microsoft, transformado em caçador de doenças, acredita que a covid-19 vai marcar uma geração

"A única coisa que me mantém acordado durante a noite é a ideia de uma epidemia”, disse-nos Bill Gates, o segundo homem mais rico do mundo, numa entrevista em fevereiro do ano passado. “Já passaram cem anos desde que tivemos uma enorme epidemia de gripe. Hoje as pessoas viajam mais, portanto a velocidade de propagação seria maior. Se tivéssemos uma doença respiratória transmissível, os números seriam horrendos.”
Não os raptos, o terrorismo ou perder a sua riqueza, mas um vírus. Agora, Gates tem a delicadeza de não afirmar ‘eu disse-vos’, mas admite: “O meu pior pesadelo tornou-se realidade.”
O homem dos 75 mil milhões que criou a Microsoft é também um especialista em vacinas, testes e tratamentos, tendo indicado o caminho, juntamente com a sua mulher, para tentar “erradicar doenças” — primeiro a poliomielite, depois a malária e o VIH — com a sua Fundação Bill e Melinda Gates.
É obcecado em salvar milhões de vidas e tem estado sempre altamente consciente do risco de outra doença vir a aterrorizar o mundo.
Em alturas normais, circula pelo mundo, deslocando-se com frequência a África, à China e à Índia num único mês, tentando salvar vidas humanas da doença.

TEXTO ALICE THOMSON E RACHEL SYLVESTER/ EXPRESSO

Sem comentários: