.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sábado, 13 de agosto de 2011

Figos de pita, para o Sr. Hipólito...

A nossa colega "de escola" além de fazer o favor de ser nossa leitora assídua, entendeu também ensinar o Hipólito a apanhar e a comer figos de pita. Assim ele queira...


- Como visitante assídua do Blog BART 1914, acabei de ler um "post" onde alguém faz uma breve alusão aos "FIGOS DE PITA", referindo que: ".....picam mais que os ouriços-cacheiros......"

É verdade que sim, picam mesmo, mas só a quem não os sabe apanhar...., porque a técnica para sair ileso de tal tarefa, só os Algarvios conhecem e fazem-no na perfeição, aliás a técnica não é só para os apanhar, mas também para os descascar.......

Mas são tão saborosos !!!!......

Quem estiver interessado em aprender é só dizer, pois de imediato se disponibilizará a "receita" para apanhar e comer esse fruto delicioso.....

Albertina Granja

1 comentário:

Pica Sinos disse...

Acreditem que estou a gostar.
Pena é, que o Guedes tenha feito, a censura daquele texto onde se "convidava" o Hipo a ter uma diarreia daquelas, por castgo, por dizer menos bem de terras algarvias em especial da Fuz.

Mas com eu dizia estou a gostar, quer dos textos do Hipo, quer dos comentários que eles originam.

No entanto enquanto andam numa de brincadeira, lembro que devem consultar as vossas velharias, se é que as teeem e, vejam se nelas ainda existem os candeeiros a petrólio, assim como os respectivos fogões da "Casa Hipólito de Torres Vedras", porque anda para aí uns senhores que não se cansam de entrar nos nossos bolsos.

Oh Hipo, isso de dizer que te parecia que haviam movimentos para o lançamento de uma OPA à tua já muito debilitada economia, a quem é te referias?

Pois meu amigo eu já comecei a ver onde se vende agora o pretrólio e o carvão, porque carvoarias só existiam no teu do meu avô.

Pois é quem lhe dessem com a Pita num sitio que eu cá sei, acreditem que não viam só os figos....