.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

terça-feira, 2 de março de 2010

Almoço de 2010 - será a 8 de Maio - em Penafiel.

. ESTAVA A VER QUE NÃO...!!! . Puxa, meu! Acordei, hoje, “assarapantado”, sequela, presumo, de um pesadelo ocorrido durante o sono. E, de ciência certa, fruto da embrulhada em que me meteram uns “bicos” do n/batalhão, ao empurrarem-me a organização do próximo convívio. Mas, esses, lá “irão para onde o paguem” . . ., está garantido lá no livro do “deve e haver” do S. Pedro, meu amigo e a quem já passei a informação. Sonhei que me apareceu, aqui na minha tabanca, uma caterva de manjacos, futa-fulas, bijagós e outros que tais lá da nossa tropa, para o almoço/convívio, que já havia esquecido por completo. * Bonito serviço! . . ., dizia a minha consorte. És sempre o mesmo despassarado! E, agora, que se há-de fazer aos donos desta prenda? . . . * Oh mulher, não te amofines. Transmite-lhes que eu mando dizer que não estou em casa e despacha-os para a “sopa dos pobres” ali da misericórdia. E até já passa a vez . . . * Boa malha! . . . Cabecinha pensadora ! . . . E ficas safo destes marmelos, sossega ela, já mais tranquila. * Pois claro! . . . É como quem limpa o “furo” a meninos . . . Bom, pesadelo atrás de pesadelo, vamos ao verbo. Para aliviar o stress, adianto que o n/convívio ocorrerá no dia 8 de Maio próximo futuro. Apontaram, já, nas vossas ocupadas agendas? Local de concentração: jardim contíguo à igreja do Sameiro, em Penafiel, local muito aprazível, sinalizado e de fácil acesso à A4 (auto-estrada que liga ao Porto e a Vila Real), a partir das 10 horas. O convívio comestível será no hotel PENAFIEL PARK (distante do local de concentração uns 200 metros), com 54 quartos para quem pretender nanar. Quanto a ementa, de momento, não tenho presente. Sei, apenas, que o cabito e a minha consorte estão a tratar do assunto, tendo-lhe dado a sugestão de que, para cotas de 60 e muitos anos, deveria ser levezinha (talvez, umas migas à la mestre e uma lapardana digestiva). Oportunamente (lá mais para diante, seguindo o conselho do Costa), irei expedir as convocatórias (mais uma trabalheira). Um xi do exmº e revmº organizador Hipólito (P. S. aviso de que estou isento de livro de reclamações) -------------------------------
Meu caro Justo:

E “num” é que o hotel “num” tem mesmo luz “inléctrica”, Zé?!!! O que tu, muito bem, observaste são milhões de “belinhas”, colocadas por ocasião da procissão das endoenças, quinta-feira santa, tradição ancestral nestas terrinhas do demo, como, v. g., em Entre-os-Rios. Também se nota um ou outro “lampião”, raça em vias de extinção por estas bandas. Por isso, é que, à míngua de tais medievos artefactos, já, um “lampião” daí, se apronta para aparecer de véspera, na expectativa, vã, diga-se, de brilhar em território do “dragão”. Do programa das festas consta uma “missinha com todos”. Não me digas que, após isso, a artilharia ainda pretende almoçar?!!! Por falar nisso. Será que desta vamos ter o prazer de “acamaradares” connosco? E não te preocupes. Para ti e para o Guedes, comemorando o (seu, só dele, Guedes) “looking”, aparecem sempre umas papinhas de sarrabulho e umas iscas de cebolada, sem contra-indicações para o hemorroidal.

Hipólito. .

10 comentários:

A. Marques Lopes disse...

Do BART1914 fazia parte a CART1690, que partiu para a Guiné no Ana Mafalda. Eu fiz parte dessa companhia, a qual foi colocada em Geba, na mata do Oio. A 1691 foi para o K3 (Saliquinhendim) e a 1692 para Cacine. Tivemos histórias diferentes, mas muito parecidas, claro, a guerra na Guiné. O capitão da 1690 morreu lá, dois aferes morreriam também, além deles mais seis. Não era bom encontrarmo-nos todos das companhias do Batalhão? A minha, a CART1690 costuma encontra-se anualmente. As outras não sei. Mas se podessem estar todas juntas era bom.
Abraço
A. Marques Lopes
cantacunda@netcabo.pt
O mail bart1914@gmail.com não funciona...

A. Marques Lopes disse...

...Já agora: conheci um Pica Sinos que era do Sindicato do Comércio de Lisboa. É o mesmo que assina aqui coisas?
A. Marques Lopes

leandro guedes disse...

Companheiro, sejas bem vindo.
Se leres o nosso blog encontrarás dois ou três artigos publicados no jornal Badaladas de Torres Vedras do Alf. Moreira que era salvo erro da companhia onde morreu o capitão.
Outros companheiros apareceram mas entretanto nada mais disseram.
Claro que seria boa ideia juntarmos toda a malta do batalhão mas compreenderás que é uma tarefa muito dificil. Só se houvesse dois ou três elementos de cada companhia que fizessem a reunião de todos e depois haver uma comissão central que andasse com o projecto para a frente. Mas só se sair da vontade de todos, é uma tarefa que tem de partir de cada companhia.
Quanto a nós vamos fazer o nosso 21º. almoço no próximo dia 8 de Maio, em Penafiel. Se quiseres aparecer serás bem vindo. Tu e quem mais quiser ir.
Referes que o mail do bart1914@gmail.com não funciona, mas o que é certo é que recebi a tua mensagem através desse mesmo email.
Quanto ao Pica Sinos, efectivamente ele fez parte dum Sindicato, não sei se do comércio. Mas ele te responderá concerteza.
Um abraço.
Leandro Guedes

leandro guedes disse...

Camarada Marques Lopes

Claro que sou o Pica Sinos que esteve no Sindicato do Comércio e que assino coisas no Blog do Bart 1914

Estive no Cessul em Setubal.
Na Federação do Comércio e mais tarde também trabalhei na Sede do CESP em Lisboa, sempre como dirigente sindical.

Não consigo descortinar a tua imagem só pelo nome
Diz mais coisas para eu te identificar.

Um Abraço

Pica Sinos

A. Marques Lopes disse...

Claro que é difícil a realização de um encontro "tão grande", sei. Mas há já uns arremedos: o ano passado fizemos isso, e este ano voltamos a fazer, no próximo dia 13, pelas 11h30 - os ex-alferes das CARTs 1690, os sobreviventes, 1691 e 1692 vão encontrar-se, nessa hora, na que foi a unidade mobilizadora, o antigo RAL1 (foi RALIS depois e agora é o Batalhão do Serviço de Transportes. Conheço os artigos do António Moreira no "Badaladas" de Torres Vedras, ele vai ser um dos que lá estará. Agradeço o contacto com o Pica Sinos, pois chegámos os dois à concusão que, de facto, nos conhecemos nas jornadas saudosas de 1974 e 1975. Abraço para todos.

José Justo disse...

Ó Hipólito, olhando atentamente para a foto da esquerda do Hotel, reparei num pormenor: Não sabia que já havia luz eléctrica em Penafiel !!!!!! hi...hi...hi...
é pá, vão chover picaretas....

leandro guedes disse...

Marques Lopes:
Onde vai ser o vosso almoço?
Quanto ao alf. Moreira dá-lhe por favor o endereço do nosso blog pois pode ser que ele queira escrever alguma coisa.
http://bart1914.blogspot.com

Um abraço.
Leandro Guedes

Hipólito disse...

E “num” é que o hotel “num” tem mesmo luz “inléctrica”, Zé?!!!
O que tu, muito bem, observaste são milhões de “belinhas”, colocadas por ocasião da procissão das endoenças, quinta-feira santa, tradição ancestral nestas terrinhas do demo, como, v. g., em Entre-os-Rios.
Também se nota um ou outro “lampião”, raça em vias de extinção por estas bandas. Por isso, é que, à míngua de tais medievos artefactos, já, um “lampião” daí, se apronta para aparecer de véspera, na expectativa, vã, diga-se, de brilhar em território do “dragão”.
Do programa das festas consta uma “missinha com todos”. Não me digas que, após isso, a artilharia ainda pretende almoçar?!!!
Por falar nisso. Será que desta vamos ter o prazer de “acamaradares” connosco?
E não te preocupes. Para ti e para o Guedes, comemorando o (seu, só dele, Guedes) “looking”, aparecem sempre umas papinhas de sarrabulho e umas iscas de cebolada, sem contra-indicações para o hemorroidal.

leandro guedes disse...

Hipólito
Se arranjares umas papas de sarrabulho e uns rojões à moda do dito, regados com vinho tinto do verde, para mim chega!!!
Abraços.

A. Marques Lopes disse...

Podem ver aqui o encontro de alguns dos ex-alferes das companhias do BART1914
http://tabancapequenadematosinhos.blogspot.com/2010/03/372-encontro-de-ex-alferes-do-bart1914.html
(clicar ou colar para o browser)