.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

CONTIGE.... DE PADEIRO A DESIGNER

Dizem os entendidos, que denomina-se por design, qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefacto. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objectivo, ou para a solução de um problema. Existem diversas especializações. Actualmente as mais comuns são o design de produto, de visual, de moda e o design de interiores. O profissional que trabalha na área de design é chamado de designer. É assim que temos que passar o chamar o Contige…O designer Contige… Que com as suas filhas (uma arquitecta e a outra modelo) e mulher abraçaram esta área com sucesso. há 2 anos, mais propriamente a 20 de Fevereiro de 2008, no Bloog do Bart 1914, escrevia-se assim: Lembram-se do Contige? Um rapaz alto, um pouco musculado, quase sempre “pintado de branco”, passando a maior parte das horas, quando em descanso, encostado à ombreira da padaria, edifício com a frente virada para o edifício das transmissões, conversando com o Costa de “Ovar”, Operador de Transmissões, este, sorna na primeira linha. E afirmava: O Contige era o padeiro…. …. Pois…. É isso mesmo que estão a pensar, o Contige, quando possível, dava-nos um pãozito escondido. E nós (……) quem? Os outros! Retribuíamos (não que ele pedisse) com “ produtos da exportação dos paizinhos e mãezinhas, das esposas, das namoradas e mesmo das chamadas madrinhas de guerra. SE durante anos foi difícil encontrar o Contige, depois de o descobrimos, não têm parado os encontros. Num desses, muito recentemente, na Tasca dos Bolas, em Almada, ele trouxe mais fotografias, onde curiosamente, espelham também outros camaradas que ainda não tivemos a oportunidade de encontrar. A seu tempo, direi eu, os encontraremos.

5 comentários:

leandro guedes disse...

Só falta saber o nome da loja e respectiva morada...

Pica Sinos disse...

A loja é na Avª de Roma 31-C em Lisboa.
O nome comercila é: Contige design

QUE TAL?

leandro guedes disse...

Quem mora na Av. Roma é o Tété, salvo erro no nº. 33.
Abraços.

Hipólito disse...

Assim, a apresentação do blog, está very nice!
Gostei.
Vê-se mesmo que tem mão do designer Contige.

José Justo disse...

É pá ó Hipólito, olha que o Guedes roga-te uma praga que ainda viras benfiquista !!...
Acredito nos méritos do Contige, mas o autor do novo looking do Blog foi o nosso amigo Guedes.
"O seu ao seu dono"...melandron !!
Ainda não disseste o que é o "petichier" do almoço.
O hotel é giro, mas não será do tipo, agora muito em voga e nova onda..."Nouvelle cuisine" que são umas amostrinhas floridas num prato muito grande e uma barrigada de fome para os alambazados ??!!
Tudo bom para vocês.