.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Parabens ao blog - do Cavaleiro

O BLOG E EU 25 de Janeiro de 2010 2º. Aniversário O Guedes convidou-me. Eu? Porquê? Perguntei!!...... Então, tanta gente a escrever bem, porquê Eu? Só pode ser vingança! E então, lembrei-me de muita coisa. Recordei o almoço último na Tia Alice que o Guedes organizou. Não gostei da ementa e até achei caro, mas…..como não disse a ninguém......não podia ser por aí! Recordei o nosso convívio em Ovar que gostei e onde até me “portei” bem! Tenho a certeza absoluta que não lhe dei nenhum pontapé por baixo da mesa! Mas então porque terá sido? Passei noites diabólicas a pensar no assunto!! E eis quando……………JÁ DESCOBRI! O Guedes quer violentar-me! Quer que eu escreva qualquer coisa para o nosso BLOG! Parabéns Guedes, foi uma forma elegante de me desafiares. Ganhaste! Por muito trôpego que esteja jamais seria capaz de beliscar a nossa amizade a troco de umas palavrinhas de circunstância. Aceitei o desafio, vamos lá ver o que vai sair! Já lá vão 2 anos em que, se bem me recordo, sem ter sido aluno nem professor, aprendi e aconselhei (colaborei fica mal!) um fantástico grupo de trabalho na forma organizativa da aproximação das pessoas que connosco conviveram fazendo parte de uma família chamada CCS/BART 1914. Com todas as insuficiências mas com a vontade férrea na aproximação de toda a família “TITEANA”, do dar a conhecer duras e agradáveis realidades, na descoberta de personalidades e talentos inimagináveis, na crueza dos relatos da morte e da vida, na descrição dos belos momentos de camaradagem, conseguiu o GUEDES inicialmente, seguido do PICA e do JUSTO dar vida e movimento a uma iniciativa “bloquista”, hoje vista e lida em todos os cantos do mundo. Para ELES a minha sincera admiração. ELES merecem a nossa gratidão. Para ELES o nosso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Votos sinceros para que não parem. É terrível, frustrante quando diariamente acedemos ao blog e………não vemos nada de novo. O “sumário”………sempre o mesmo, ou seja “revisão da matéria dada no dia anterior” e quantas vezes de semanas anteriores! O imobilismo definha-nos. Penitencio-me. Assumo que irei colaborar mais assiduamente. Vocês, os outros que como eu diariamente lá vão e não se manifestam, prometam que também irão saborear o prazer de participar. Entendo que há quem, talvez por julgar não ter formação adequada ou por uma educação amputada ou distorcida, pense que é impossível escrever sem transmitir toda essa carga ou ainda fazer notar as suas raízes ou ideologias, ou que para merecer ser envolvido passa, no essencial por uma transmissão de sábios saberes técnicos. Errado! Todos os saberes, experiências e ideologias são sempre bem recebidas. Sei que estamos a atravessar um período em que esta visão cinzenta da informação parece predominar. O conhecimento das nossas histórias ajudar-nos-á a saber por onde andamos, para onde queremos ir, em relatos gratificantes e noutros bem mais dramáticos que ainda não foram apagados da nossa memória. Isto é um apelo à vossa imaginação e à vossa criatividade. É um encorajamento à resistência e à acção para acelerarem a mudança do nosso BLOG que eu desejo seja um instrumento de progresso e não necessariamente de conservação. Gostaria também de ver o nosso BLOG como um espaço multicultural, valorizando a riqueza da identidade das nossas regiões, do nosso país e do mundo. Desejo que o nosso passado histórico e a nossa vivência recente, reflicta a coerência de toda uma memória que nos encha de orgulho. A nossa modéstia é a nossa riqueza do pensamento e do querer. O QUERER que o Guedes, o Pica e o Justo tiveram. Foi esse o vosso espírito de missão, contribuindo não só para um espaço aberto a todas as mentalidades e correntes, ciosos da contribuição de todos para que passe a existir uma maior diversidade de temas. Como dizia o filósofo “A pérola forma-se a partir de um simples grão de areia”. Precisamos de muitos grãos de areia para fazer um colar. Compete a todos nós carregar os fardos de grãos de areia necessários para manter viva a nossa aproximação. Parabéns BLOG pelos teus 2 anos de existência. Cavaleiro ----------------------------- Das palavras do Cavaleiro, tenho que evidenciar as seguintes, por serem actuais e um alerta: . "É terrível, frustrante quando diariamente acedemos ao blog e………não vemos nada de novo. O “sumário”………sempre o mesmo, ou seja “revisão da matéria dada no dia anterior” e quantas vezes de semanas anteriores! O imobilismo definha-nos. Penitencio-me. Assumo que irei colaborar mais assiduamente. Vocês, os outros que como eu diariamente lá vão e não se manifestam, prometam que também irão saborear o prazer de participar." .

6 comentários:

Hipólito disse...

Estou abismado . . .
Que beleza, meus ! . . .
Matéria prima, às resmas . . .
Engenho e arte, idem aspas . . .
Por que esperais, meus lindinhos, para pegar no “pincel de formatação” e zumba no caneco cá pr'ó blogue?
A não ser que só já useis o dito cujo em dia de aniversário . . .
Um xi

Costa disse...

Sim senhor "ganda" Cavaleiro!! Precisas ser "excitado" para botar cá par fora o que te vai na alma de Português do "nuoorte carago" Rrrrsssss!!!
Abraço!

leandro guedes disse...

"É terrível, frustrante quando diariamente acedemos ao blog e………não vemos nada de novo.
O “sumário”………sempre o mesmo, ou seja “revisão da mataria dada no dia anterior” e quantas vezes de semanas anteriores!
O imobilismo definha-nos.
Penitencio-me. Assumo que irei colaborar mais assiduamente.
Vocês, os outros que como eu diariamente lá vão e não se manifestam, prometam que também irão saborear o prazer de participar."

São estas as palavras do Cavaleiro, que eu espero inspirem e animem todos os nossos amigos a colaborarem.
Só assim nos manteremos juntos.
Um abraço.

José Justo disse...

Chevalier
Quem é vivo sempre aparece...e de que maneira !!
Gostei, e muito, do que li, sim senhor, e isto de prosar, por vezes dói, mas é só ao principio.
Espero que tenha sido o intróito a mais trabalhos soprados daí pelo vento do Norte, que o nosso Blog bem precisa.
Abração

José Justo disse...

Importante o realce que deste ao subtrecho do Cavaleiro.
Se o pessoal se mentalizar que inexorávelmente o Blog morrerá se persistirem as ausências, e que se todos derem um pouquinho, isso dá "pica" para contrapor, dialogar, trocar ideias e todo o mais que dará vida ao Blog.
É com tristeza que tenho observado vários Blogs sobre a Guerra cheinhos de colaboração...o nosso "lá vamos cantando e rindo, levados, levados sim"....mas é para a aniquilação o esquecimento e por fim, à morte anunciada.
Guedes, oportuno este destaque, esperemos que desta vez as almas gentis se convertam ao "Colaboracionismo".

leandro guedes disse...

Zé, AMIGOS
Na verdade esta chamada de atenção do Cavaleiro é muito oportuna.
Mas eu não estou assim tão desanimado na comparação entre o nosso blog e o de outros ex-comb. Os deles começaram muito mais cedo que o nosso e têm uma abrangência muito maior, pois passam por todas as ex-provincias desde os tempos da India. O nosso, não, resume-se apenas a Tite e pouco mais e por isso é mais selectivo e consequentemente menos participado. Mas é-o por nós, pelos nossos, pelos nossos companheiros verdadeiros.
Por isso amigo, amigos, vamos ter esperança que isto vai continuar com altos e baixos é certo, mas "SEM TEMOR".
Abraços