.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

aerogramas de Nova Sintra

A seguir transcrevemos algumas notas trocadas entre o Pica Sinos e o Fernando Teixeira, acerca de Nova Sintra. Ficamos a aguardar próximos desenvolvimentos por parte do Fernando. ------------------------------------ Boa tarde Amigo e Camarada Fernando Teixeira Mais uma vez renovo os agradecimentos do texto e fotos que nos enviou sobre Nova Sintra, onde já tivemos a oportunidade de publicar no nosso Bloog. Mais agradecia, com o mesmo objectivo da publicação, que nos fosse relatada a cerimónia do acto da entrega que fala. Aceite os meus agradecimentos Raul PSinos -------------------------------------------------- Meu Caro Raul Sinos, Depois de uma estadia temporária nos Açores para as Festas, regressei esta semana a Lisboa. O assunto da “entrega” de Nova Sintra ao PAIGC ou aos Guineenses, como se queira, não está de modo algum esquecido. Tem estado em constante construção mental e à espera de uma oportunidade de passagem a escrito o que me foi impossível dadas as festividades. Para relatar a “entrega” vou ter que relatar um pouco mais atrás visto que a situação da 2ª C.Art. do B. Art. 6520 (“Os Mais”) estava muito anormal. A minha Companhia foi mobilizada por 18 meses, como era costume no CTIG, mas acabou por lá estar 26 meses. A capacidade de mobilização do Exército Português estava perfeitamente esgotada. Como o Raul deve acreditar o estado psicológico do pessoal estava abaixo de tudo o que se possa pensar e, isso, teve fortes reflexos nos momentos que antecederam e sucederam à “entrega” do aquartelamento. Assim, prometo para muito breve enviar-lhe um “escrito” com a minha visão daquilo que aconteceu naqueles tempos de 73/74 na nossa Companhia. Queria ainda pedir-lhe que me enviasse o endereço do Bloog pois não consegui voltar a encontrá-lo. Um abração Fernando Teixeira ------------------------------------------- Meu Caro Fernando Obrigado por ter respondido Ficamos à espera do seu texto Tenha uma boa tarde Raul PSinos O endereço do blog é http://bart1914.blogspot.com .

2 comentários:

Hipólito disse...

Seria, se possível, interessante o Fernando Teixeira identificar alguém da sede do batalhão em Tite, ao tempo dele, para se tentar um relato da transferência de poderes aí.

leandro guedes disse...

Boa ideia do Hipólito.
Abraço