.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 31 de janeiro de 2010

ex-furriel Júlio Garcia

Meus amigos Recebi há pouco uma mensagem deste companheiro. Se alguém se lembra dele, principalmente o Cavaleiro, Pica e Justo, agradeço que façam comentário. E se tiverem alguma foto em que ele esteja presente, seria bom para publicarmos: . Olá antigos camaradas, Sou o ex-furriel Júlio GARCIA da CCAÇ 2314 e tinha a especialidade de Transmissões, a mesma do CAVALEIRO e LUIS SILVA DIAS. Em Tite travei conhecimento com quase todos, mas com o LEANDRO GUEDES falava bastante. Para já não vou inserir foto pois não tenho à mão, mas qualquer coisa eu estou em V.N. de Gaia e no email jmbg.1945@gmail.com Breve darei noticias. Abração Júlio Garcia -------------------------------------- Boa noite Leandro Guedes Foi com agrado que recebi a tua resposta e só tenho pena que tenha sido tão tarde, mas vale. Como disse anteriormente as melhores fotos estão em local que neste momento não posso aceder pois estou aqui em casa numa pequena alteração. No entanto encontrei 3 que poderão dar uma ideia. Segue também uma na actualidade. Curioso,curioso é que eu tinha ainda há bem pouco tempo um cartão pessoal teu que me deste em Tite. Não sei dele e espero que esteja junto das fotos. Breve darei noticias sobre isto. Nós na 2314 temos organizado encontros de há uns anos para cá. O último foi em Castelo Branco e o próximo vai ser aqui na zona do Grande Porto. Normalmente é no primeiro fim de semana de Outubro e no principio fui eu e um colega também ex-furriel Caldeira que começamos mas agora deixa-se que haja outros a fazê-lo par trazer novas maneiras e locais apetitosos. Espero que me reconheças, mas se por acaso isso não acontecer pode ser que um dia nos encontremos pois vou algumas vezes a casa dum meu ex-radiotelegrafista que tem casa na Vermelha, Cadaval, só que também tem na zona de Paris para onde emigrou logo que regressou da Guiné. Mas ele vem em Abril e vai estar até Novembro e depois certamente dará oportunidade. Próximo domingo não irei passar muito longe pois vou a Lisboa com minha mulher e vamos sempre pela A-8,mas o tempo vai ser mais que contado. Um grande abraço. Júlio Garcia - telef 933 626 930 PS._ Na 1ª foto estou entre bananeiras junto ao quartel de Tite Na 2ª foto é em Bissássema. Por ordem da esquerda para a direita estão o Sargento Carita (já falecido), Alferes Barros,Capitão Neves hoje Coronel na reserva, eu de garrafa na boca, Alferes Reis hoje Coronel e Furriel Estanqueiro, vaguemestre (já falecido). Atrás o "puto" Diogo e outro camarada de que não recordo o nome. Na 3ª foto eu em Fulacunda junto à porta de armas Na 4ª foto eu na actualidade

1 comentário:

Anónimo disse...

Vivam. Sou o ex furriel Caldeira, da C. Caç 2314.
Parabéns pela v/folha.
Podem, querendo, ver as minhas memórias em:
http://ccac2314.spaces.live.com/default.aspx
Tem alguma semelhanças.
Um abraço,
Caldeira