.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Visita ao Gentil, no Hospital.

Meus amigos Fui hoje visitar o nosso amigo Gentil, no Hospital Santa Maria em Lisboa, Serviço de Hematologia, elevador 12, piso 7, cama 30. Achei-o com bom aspecto e confiante que as coisas vão continuar a melhorar. Para todos envia o seu abraço fraterno e a promessa de estar em forma a tempo de nos fazer companhia no próximo almoço. Assim esperamos e desejamos. Um abraço Gentil. telemovel do Gentil - 96 735 66 17 ..

ex-furriel Júlio Garcia

Meus amigos Recebi há pouco uma mensagem deste companheiro. Se alguém se lembra dele, principalmente o Cavaleiro, Pica e Justo, agradeço que façam comentário. E se tiverem alguma foto em que ele esteja presente, seria bom para publicarmos: . Olá antigos camaradas, Sou o ex-furriel Júlio GARCIA da CCAÇ 2314 e tinha a especialidade de Transmissões, a mesma do CAVALEIRO e LUIS SILVA DIAS. Em Tite travei conhecimento com quase todos, mas com o LEANDRO GUEDES falava bastante. Para já não vou inserir foto pois não tenho à mão, mas qualquer coisa eu estou em V.N. de Gaia e no email jmbg.1945@gmail.com Breve darei noticias. Abração Júlio Garcia -------------------------------------- Boa noite Leandro Guedes Foi com agrado que recebi a tua resposta e só tenho pena que tenha sido tão tarde, mas vale. Como disse anteriormente as melhores fotos estão em local que neste momento não posso aceder pois estou aqui em casa numa pequena alteração. No entanto encontrei 3 que poderão dar uma ideia. Segue também uma na actualidade. Curioso,curioso é que eu tinha ainda há bem pouco tempo um cartão pessoal teu que me deste em Tite. Não sei dele e espero que esteja junto das fotos. Breve darei noticias sobre isto. Nós na 2314 temos organizado encontros de há uns anos para cá. O último foi em Castelo Branco e o próximo vai ser aqui na zona do Grande Porto. Normalmente é no primeiro fim de semana de Outubro e no principio fui eu e um colega também ex-furriel Caldeira que começamos mas agora deixa-se que haja outros a fazê-lo par trazer novas maneiras e locais apetitosos. Espero que me reconheças, mas se por acaso isso não acontecer pode ser que um dia nos encontremos pois vou algumas vezes a casa dum meu ex-radiotelegrafista que tem casa na Vermelha, Cadaval, só que também tem na zona de Paris para onde emigrou logo que regressou da Guiné. Mas ele vem em Abril e vai estar até Novembro e depois certamente dará oportunidade. Próximo domingo não irei passar muito longe pois vou a Lisboa com minha mulher e vamos sempre pela A-8,mas o tempo vai ser mais que contado. Um grande abraço. Júlio Garcia - telef 933 626 930 PS._ Na 1ª foto estou entre bananeiras junto ao quartel de Tite Na 2ª foto é em Bissássema. Por ordem da esquerda para a direita estão o Sargento Carita (já falecido), Alferes Barros,Capitão Neves hoje Coronel na reserva, eu de garrafa na boca, Alferes Reis hoje Coronel e Furriel Estanqueiro, vaguemestre (já falecido). Atrás o "puto" Diogo e outro camarada de que não recordo o nome. Na 3ª foto eu em Fulacunda junto à porta de armas Na 4ª foto eu na actualidade

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Almoço na tasca do Silva? Não, na Estrela dÁlva...

A tarde estava bonita, o frio não apertava. O “pelotão” foi almoçar num restaurante (tasca) que dá pelo nome de Estrela D’Alva.

A (capelinha) fica no Pragal, em Almada, mesmo por detrás do Cristo Rei. O menu, cozidinho à portuguesa. O tinto de Pegões. Que espectáculo! Uma particularidade: esta tasca foi o primeiro posto de recolha do “Euromilhões” em Portugal a dar o 1º prémio, mas nenhum de nós se lembrou de jogar! Ginjas!!

Estávamos nós (Contige, Palma, Zé Manel e eu) numa de trinchar a chouriçada, as carnes de vaca e de porco, quando alguém se lembra do Hipólito, e diz:

…. É pá, o Hipo devia gostar muito de estar aqui.

….De estar connosco.

….Ele anda sempre a falar para quando da caldeirada em Peniche que o Guedes ficou de organizar pela ocasião do 2º aniversário do Blog e, nada.

…. Diz outro:

…. De certo que ele não deixaria de fazer uma visita ali ao seu “compadre”.

De telefone na mão, falámos com o amigo, não só para lhe fazer inveja, mas também para “em estilo cunha” ver da possibilidade do nosso almoço “assembleia geral”, algures em terras do Condado de Portucale, ser realizado no mês de Abril.

A ver vamos…foi a resposta!

Depois de mais umas garfadas e de uns copos de tinto, foi a vez de mandarmos uma msg ao Justo. Faz largos meses que o amigo se comprometeu a encontrar-se com alguns de nós, mas que ainda não lhe foi possível. Que saudades Justo!

Não parámos de conversar, lembrámo-nos de muitos camaradas, sobretudo daqueles que há muito não vemos e, de uma ou outra peripécia passada causadoras de risos de satisfação, foi um encontro agradável.

Depois lá foram ao encontro do Gentil que está internado no Hospital de Stª Maria e, segundo os camaradas relataram, em franca recuperação e na certeza que um dia destes lhe dão alta. Comprometendo-se a abraçar os demais camaradas no nosso próximo almoço (Abril/Maio), em terras do Entre-o-Douro-e-Minho.

Pica Sinos

E O HIPÓLITO DISSE.....

Corro, na certa, o risco de passar por “trampolineiro” ou quejando epíteto.Mas, a verdade, para mim, é sacratíssima, quer creiam ou não, e tem de ser reposta, ainda que, a final, me julguem de parolo.

Então, foi assim, e não como foi postado:

Verdade que, por mero acaso, deparei com um quarteto de peso - Pica, Zé Manel, Contige e Palma -, lá pr'ós lados do Pragal e em tempo de crise, a alambasarem um lauto cozido e boa vinhaça, a que cheguei, para mal dos meus pecados, a desoras.

Os quatro bem “aviados” - enquanto petiscava uma costelazita e umas batatas já frias, que, por vergonha, sobejaram na travessa -, saíram da tasca, à socapa, a modos de quem vai ao WC.- Vamos ali, ao Cristo-Rei, pedir perdão de comer e beber como abades e, ao mesmo tempo, treinar para a missinha do almoço de confraternização (em princípio, e a pedido do Pica, a 25 de Abril), e já regressamos, segredaram, os quatro, em uníssono, com aquele lânguido tique de lisboetas reguilas.

Alma pura e gentil, como é meu timbre, não desconfiei, apesar de os ver abalar com um risinho de p. . . .Comi a míngua que me deixaram, esgotado que estava o cozido na tasca, . . . esperei . . ., esperei . . . e dos quatro “gandulos” . . . nem sombra . . .

Envergonhado e de contas, como é meu apanágio, lá procurei, na algibeira, uns troquitos e há que arrotar com a dolorosa, minha e daqueles lateiros.Assim, é que foi, queiram ou não acreditar.Ingénuo provinciano . . . porque não foste só ao Cristo-Rei, teu compadre, como tinhas em mente?Com amigos destes, pr'a quê inimigos?

Por artes e tralhas desta jaez, é que o Guedes, avisadamente, não se aventurará na marcação da famigerada caldeirada . . . ou, se o fizer, há-de sê-lo, não vá o belzebu tecê-las, com restrição selectiva de inscrições.

O-la-rilas . . .

Um abraço

Hipólito

--------------------------------

Amigo Guedes vou tentar descrever o dia de hoje. Foi um pouco em cima da hora que foi combinado um almoço c/ Palma -Pica -Contige e eu. Como é habitual fomos ter ao local de trabalho do Pica e fomos almoçar a um restaurante que ele indicou. Almoçamos um cosido e durante o almoço relembramos alguns episódios e o Pica ligou ao Hipólito a fazer comentários sobre o nosso encontro e almoço. Depois das despedidas rumamos a Lisboa direitos a Santa Maria a visitar o Gentil, eu, Palma e Contige. Gostamos de o ver, está animado ,um pouco bacilento mas é natural. Entretanto chegaram familiares dele e também a mulher. Como já estava c/ companhia despedimo-nos e ele ficou grato pela nossa visita. Ele pensa que terça-feira regressa a casa. É tudo amigo Guedes uma boa noite para todos, c/ um abraço Zé Manuel.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Boas noticias para a Guiné

Do Expresso, recolhi esta noticia, com a devida vénia.

Parabens ao blog - pelo Pica Sinos

Quem eventualmente pensasse que eu me tinha esquecido de vir à estampa para felicitar os 2 anos de vida do Blog do Bart 1914, enganou-se! Não fora a preguiça….que um dia destes passará….voltarei à carga! Dizer, hoje, que apesar de tudo, nestes 2 anos de vida, a média por semana das publicações foi de 6 novas situações, quase uma por dia. É obra! Podia ser mais, mas meus amigos, como dizia o poeta, “isto vai meus amigos isto vai” Pica Sinos

Quem se lembra?...

o companheiro que procuramos é o da direita, de calça branca e camisa às riscas verticais.
Alguém se lembra quem é este nosso companheiro? O seu nome, a sua morada? Era furriel e, ou pertencia aos obuses ou à 1743 ou talvez à 2314. Nós viemos embora e eles ficaram lá. Dão-se alvissaras... Abraços bloguistas.

Fernando Almeida

Foto tirada no Enxudé - Do lado direito, de óculos e quico está o Fernando, depois o Raul Soares, eu e um alferes de quem não me lembro o nome e que até me parece o cabito....
Mais um companheiro que apareceu. Era da 2314 e esteve connosco em Tite. Depois de virmos para a Metrópole a Companhia dele foi para Fulacunda, tendo alguns meses mais tarde regressado a Tite. Aguardo fotos e um texto dele. Um abraço para o Fernando.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Parabens ao blog - Beijinhos e abraços

Beijinhos e abraços para todos aqueles que escreveram um texto sobre o aniversário e também para aqueles que os leram. E foram muitos... Bem hajam.
...um bombom para os meninos que fazem hoje aninhos... José Justo

Parabens ao blog - do Cavaleiro

O BLOG E EU 25 de Janeiro de 2010 2º. Aniversário O Guedes convidou-me. Eu? Porquê? Perguntei!!...... Então, tanta gente a escrever bem, porquê Eu? Só pode ser vingança! E então, lembrei-me de muita coisa. Recordei o almoço último na Tia Alice que o Guedes organizou. Não gostei da ementa e até achei caro, mas…..como não disse a ninguém......não podia ser por aí! Recordei o nosso convívio em Ovar que gostei e onde até me “portei” bem! Tenho a certeza absoluta que não lhe dei nenhum pontapé por baixo da mesa! Mas então porque terá sido? Passei noites diabólicas a pensar no assunto!! E eis quando……………JÁ DESCOBRI! O Guedes quer violentar-me! Quer que eu escreva qualquer coisa para o nosso BLOG! Parabéns Guedes, foi uma forma elegante de me desafiares. Ganhaste! Por muito trôpego que esteja jamais seria capaz de beliscar a nossa amizade a troco de umas palavrinhas de circunstância. Aceitei o desafio, vamos lá ver o que vai sair! Já lá vão 2 anos em que, se bem me recordo, sem ter sido aluno nem professor, aprendi e aconselhei (colaborei fica mal!) um fantástico grupo de trabalho na forma organizativa da aproximação das pessoas que connosco conviveram fazendo parte de uma família chamada CCS/BART 1914. Com todas as insuficiências mas com a vontade férrea na aproximação de toda a família “TITEANA”, do dar a conhecer duras e agradáveis realidades, na descoberta de personalidades e talentos inimagináveis, na crueza dos relatos da morte e da vida, na descrição dos belos momentos de camaradagem, conseguiu o GUEDES inicialmente, seguido do PICA e do JUSTO dar vida e movimento a uma iniciativa “bloquista”, hoje vista e lida em todos os cantos do mundo. Para ELES a minha sincera admiração. ELES merecem a nossa gratidão. Para ELES o nosso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Votos sinceros para que não parem. É terrível, frustrante quando diariamente acedemos ao blog e………não vemos nada de novo. O “sumário”………sempre o mesmo, ou seja “revisão da matéria dada no dia anterior” e quantas vezes de semanas anteriores! O imobilismo definha-nos. Penitencio-me. Assumo que irei colaborar mais assiduamente. Vocês, os outros que como eu diariamente lá vão e não se manifestam, prometam que também irão saborear o prazer de participar. Entendo que há quem, talvez por julgar não ter formação adequada ou por uma educação amputada ou distorcida, pense que é impossível escrever sem transmitir toda essa carga ou ainda fazer notar as suas raízes ou ideologias, ou que para merecer ser envolvido passa, no essencial por uma transmissão de sábios saberes técnicos. Errado! Todos os saberes, experiências e ideologias são sempre bem recebidas. Sei que estamos a atravessar um período em que esta visão cinzenta da informação parece predominar. O conhecimento das nossas histórias ajudar-nos-á a saber por onde andamos, para onde queremos ir, em relatos gratificantes e noutros bem mais dramáticos que ainda não foram apagados da nossa memória. Isto é um apelo à vossa imaginação e à vossa criatividade. É um encorajamento à resistência e à acção para acelerarem a mudança do nosso BLOG que eu desejo seja um instrumento de progresso e não necessariamente de conservação. Gostaria também de ver o nosso BLOG como um espaço multicultural, valorizando a riqueza da identidade das nossas regiões, do nosso país e do mundo. Desejo que o nosso passado histórico e a nossa vivência recente, reflicta a coerência de toda uma memória que nos encha de orgulho. A nossa modéstia é a nossa riqueza do pensamento e do querer. O QUERER que o Guedes, o Pica e o Justo tiveram. Foi esse o vosso espírito de missão, contribuindo não só para um espaço aberto a todas as mentalidades e correntes, ciosos da contribuição de todos para que passe a existir uma maior diversidade de temas. Como dizia o filósofo “A pérola forma-se a partir de um simples grão de areia”. Precisamos de muitos grãos de areia para fazer um colar. Compete a todos nós carregar os fardos de grãos de areia necessários para manter viva a nossa aproximação. Parabéns BLOG pelos teus 2 anos de existência. Cavaleiro ----------------------------- Das palavras do Cavaleiro, tenho que evidenciar as seguintes, por serem actuais e um alerta: . "É terrível, frustrante quando diariamente acedemos ao blog e………não vemos nada de novo. O “sumário”………sempre o mesmo, ou seja “revisão da matéria dada no dia anterior” e quantas vezes de semanas anteriores! O imobilismo definha-nos. Penitencio-me. Assumo que irei colaborar mais assiduamente. Vocês, os outros que como eu diariamente lá vão e não se manifestam, prometam que também irão saborear o prazer de participar." .

Parabens ao blog - do Zé Justo.

....Dois anos !!!

.

Como que surgindo do nada, e por lauta paternidade do nato vivo, eis que vê a luz do dia a 25 de Janeiro de 2008 um novo Blog na primeira rede social da Net.

Seu principal mentor, o nosso amigo Leandro Guedes.

.

Segundo narrou, foram as aulas de informática da sua Universidade Sénior que lhe deram a ideia e o empurrão para tal evento.

Em boa hora o fez, e a passos pequeninos mas seguros, o juvenil foi passando dos hesitantes passinhos iniciais, ao passo mais largo e acelerado até atingir uma corrida desenfreada até um pico notável de dezenas de milhares de visitas, coloridas com o arco-íris das várias bandeiras deste nosso planeta.

Coadjuvando o meritório trabalho, entrou para a “administração” um outro nosso companheiro Pica Sinos.

Aquisição esta, na categoria de pesos pesados, pois é senhor de várias valências, desde a incansável busca dos antigos irmãos de armas da Guiné, até aos contactos directos e almoçaradas de confraternização.

Realço os seus textos, muitos de eleição, o trabalho gráfico/fotográfico com que tem polvilhado o Blog e muitas mais valências.

Por simpatia, o Guedes lá me inclui na “direcção”...a mim...que pouco jeito tenho para o arrastar da pena ao longo do branco papel !!

O Divino (leia-se meu pai) só me deu algumas capacidades, essas, para a retórica e bonecada!!

De qualquer modo, fiz por colaborar com imenso prazer no que podia e sabia.

54 000 visitas em dois anos, é prova mais que evidente do interesse que o Blog tem suscitado por todo o mundo, e isto sem exagero, pois se ainda existe algum país que não visitou este trabalho, é porque decerto não existe.....

Revejo muitas vezes as páginas atrasadas desta enciclopédia de vivências nossas, naquela maldita Guerra da Guiné, que tanta dor e morte causou aos dois lados da barricada.

Fazem esquecer os mares encapelados de antanho, o mar chão, dos actuais convívios almoçaristas com centenas de companheiros e seus familiares.

Adoro pesquisar, nos seus actuais rostos de vidas vividas, já pais e avós, os outros, aqueles de hà 40 anos, de calções verdes, chinelos nos pés e “quico” na cabeça, com quem convivi dois longos anos.

Passamos por mais peripécias nesses anos que quase pelo resto nas nossas vidas.

.

É muito bom haver o Blog do BART 1914 na internet.

É bom para nós que estamos estampados dentro dele, mas para quem nos vê e lê.

Só tenho uma grande pena, e que já por várias vezes a frisei; A pouca colaboração dos camaradas.

Se chegam a juntar-se mais de 200 convivas nos almoços, por que raios e coriscos, só uns 4 ou 5 dão um ar da sua graça ? francamente não tenho genes para tal entender.

É muito importante, e ajuda este trabalho, um texto, mesmo breve, um narrativa, também breve, umas fotos de momentos da Guiné ou da própria vida actual, da família, do trabalho etc....enfim uma ajuda preciosa aos que muito tem dado ao Blog, em troca de nada.

Reparem que a vossa permanente ausência, desmotiva “os sempre os mesmos” a fornecer material didáctico, pois quase não há retorno, e isso custa.

Contra mim falo, pois ultimamente não tenho colaborado “Mea Culpa”.

Disso me penitencio e imploro aos amigos a sua benevolência nos juízos que decerto sobre mim congeminarão.

Vai longa a prosa, e por aqui me fico.

Os meus parabéns pelo 2º aniversário aos grandes Guedes, Pica Sinos, Hipólito, Cavaleiro, Costa, Zé Manel, e outros amigos que embora pouco, lá deram um arsinho da sua graça.

Cá estaremos para comemorar o 25 de 2011.

José Justo

--------------------------------

é justo evidenciar este trecho do artigo do Justo...

.

É muito bom haver o Blog do BART 1914 na internet.

É bom para nós que estamos estampados dentro dele, mas para quem nos vê e lê.

Só tenho uma grande pena, e que já por várias vezes a frisei - a pouca colaboração dos camaradas.

Parabens ao blog

25 de Janeiro - longa vida ao blog e seus leitores, colaboradores e editores.

Parabens blog - do Hipólito

Encarregou-me S. Exª o n/blogueiro-mor, de seu nome nobre Guedes (não vos dirá nada este cognome?), hoje em dia, com a inflação dos últimos 40 anos, já, talvez, major-general, de produzir um arrazoado evocativo do 2º aniversário do n/blogue. Para o que, desde já, confirmo não ter jeitinho nenhum, aliás, como para coisíssima alguma. Ainda hoje, não vislumbro como é que um cidadão, nado e criado em Portugal de Cima, ora exilado na zona saloia, teve, em boa hora e talvez por inspiração de alguma mítica musa, a felicíssima ideia de parir o n/blog que, a muitos de nós, tão querido é, a ponto de, confesso, fazer já parte do nosso ritual quotidiano e acervo sentimental. E, músico como é (e sempre foi), teve a perspicácia e lucidez de se fazer coadjuvar de dois excelentes elementos (o Pica e o Justo), a quem, logo de início, apelidei de “os três Mosqueteiros”. E com propriedade, diga-se em abono da verdade, quer se concorde, ou não, com o que vêm tentando, afincada e frutuosamente, para manter viva a chama das nossas memórias (boas e más), enquanto combatentes. A eles se deve, na quase totalidade, todo o vigor que, ao longo destes dois últimos anos, vem o n/blogue demonstrando, para além de propiciador de um reatar de amizades interrompidas há mais de 40 anos. E não se pense que é tarefa fácil. Não é, concerteza. Basta atermo-nos na pouca colaboração que, de todo o outro pessoal (e éramos cerca de 200 bicos), se tem recebido, apesar dos constantes apelos nesse sentido. Pena é, pecador me confesso. Uma ou outra (descabida, quão injusta) crítica, não maculará o ciclópico trabalho que, os três, desenvolveram, ao longo destes dois últimos anos que se completam neste dia 25 (e, pelos vistos, sem a famigerada caldeirada). Do exposto, se concluirá que, estando todos nós de parabéns com o blog, é de propor que as duas velinhas sejam sopradas, muito merecidamente, pelos três mosqueteiros, a quem, sem favor, daqui lanço um valente e estrondoso “U R R A!” (o bolo e a bebida são por minha conta). Hipólito

Parabens ao blog - do Zé Manuel (Alcantara)

Olá companheiro, vou bem. recebi o teu convite mas infelizmente, não tenho aptidões para a escrita o que deveras lastimo. Mas seguramente terás outros que o farão, mantendo o padrão que leva tantos companheiros a visitá-lo com regularidade, espero que por muitos mais anos. A minha opinião pessoal, sobre o blog. É que nos mantém sempre em contacto de certa maneira recordando pessoas e lugares, que nos deixa sempre recordações. Um obrigado, pela tua ideia e iniciativa. E um obrigado, também a todos os que trabalham para que o nosso blog se mantenha, com este espírito de camaradagem. Bem hajam. Um grande e forte abraço para esta grande família Zé Manuel (Alcântara)

Parabens ao blog - do José Costa

FELIZ ANIVERSÁRIO

Dois anos? 104 semanas? 730 dias? 17520 horas? 1051200 minutos?……

O Blog BART 1914, veio ao mundo há dois anos!

Uma menina calminha, que dormia muito, comia pouco e se mostrou muito esperta desde o primeiro dia da sua existência!

Começou a falar precocemente. Logo no primeiro dia já apareceu na tela dos computadores de todo o mundo a lembrar as suas origens GUINÉ 1967/1969 e a lembrar-nos a paternidade dos Bloguistas Leandro, Pica, Justo e outros..

O bebé cresceu e se transformou na nossa menina querida, e com apenas dois anos já nos habituou a diariamente a fazer-lhe uma visita. Quantas palavras já aqui foram escritas? quantos sentimentos revelados e escondidos nas entrelinhas? Quantos momentos partilhados? Quantos amigos encontrados? Etc.

Graças a este bebé, o país relembrou o papel importante das Madrinhas de Guerra na vida de milhares e milhares de soldados e que muitas das vezes era a única carta que recebiam periodicamente.

Também graças a este bebé, alguns “pesquisadores” de internet nos procuram para defenderem teses de doutoramento.

E graças a este bebé, que alguns dos nossos colegas lá fora no estrangeiro, aproveitam para “matar” saudades e relembrar alguns amigos e companheiros dessa desdita.

O que eu desejo, é que o bebé continue a “berrar” por muitos e longos anos e que todos possamos amamentá-lo!!

José Costa

------------------------------------------

publicamos a seguir uma msg recebida pelo nosso amigo Costa, duma sua amiga. Para ambos os nossos agradecimentos:

Amigo José. Antes de qualquer outra coisa quero agradecer o privilégio do convite para conhecer o mais novo filho do Batalhão de Artilharia 1914 - Tite, Guiné/Bissau - blog de inestimável valor histórico justamente no dia em que comemora dois anos de existência. Parabenizo-os pelo aniversário e principalmente pela iniciativa em criá-lo dando forma e expressão a um tema que foi o marco na vida de todos vocês e que será para sempre lembrado e relembrado. Como filha de militar e ex-combatente na II Guerra Mundial estou acostumada ao ambiente de caserna e por isso me sinto muito à vontade com o tema e vibro por vocês como se comigo fosse. Tenho absoluta certeza que este bebé está muito bem apadrinhado José e desde já tomo a liberdade de me "alistar" como madrinha também, agora não mais da guerra, mas deste promissor bebé que seguramente terá que estar muito forte para tantas histórias contar. Meus cumprimentos e respeitos à todos vocês valorosos soldados, honra e glória de Portugal. Angélica Beraldo - Brasil

domingo, 24 de janeiro de 2010

O Gentil está internado

Amigos Falei há pouco com o Gentil. Está internado há 3 semanas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, no Serviço de Hematologia, piso 7, cama 30. Se alguém lhe quiser telefonar, ele atende - o nº. é 96 735 66 17 Votos de melhoras para o nosso amigo Gentil. Um abraço.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Allô planeta terra

Por onde andam os bloguistas do bart1914 que não aparecem? Será que se passaram para os irmãos mais novos - facebook ou tweeter? Escrevam amigos, digam coisas, digam mal disto ou daquilo mas digam. Beijinhos e abraços. .

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

do Centro Social dos Montes Altos

Caro amigo Leandro De facto com a vossa alteração de endereço electrónico perdi a forma de vos contactar, ainda bem que o meu amigo nos torna a contactar. Quanto a nós, refiro-me a mim ao Zé Pedro e nossa comunidade, tudo vai indo bem, embora com as dificuldades de uma Instituição como a nossa atravessa, quando a situaçâo do País está tão por baixo. Não me refiro a nossa situação económica que felizmente é boa, pois somos bastantes orientados e desde sempre temos uma politica de pensar no dia de amanhã. Sentimos todavia o peso da crise através da comunidade concelhia onde o desemprego e dificuldades fazem com que sejamos assediados com mais pedidos.Mas tentamos dar resposta criando e recriando soluções. O nosso Natal foi excelente tivemos muita comida, saúde e convívio, todas ou quase todas as pessoas de Montes Altos aqui jantaram, numa ceia entre mais novos e mais velhos se incluiu o Zé Pedro que depois de beber os seus copinhos lá foi para a cama curtir. Com ele tudo vai bem, continua protegido por esta casa, fala sempre nos camaradas de tropa e esta ansioso de vos ver, pelo que a vossa vinda aqui é muito desejada por todos nós. Quanto a trabalho, vai cuidando de 10 ovelhas que temos,um recado ou outro e nada mais. Já foi suficientemente massacrado pelo destino, esta no tempo de viver o tempo perdido... Vou pedir ao meu assessor informático que lhe mande umas fotos de nós. Para si e todos os vossos colegas um abraço forte meu e do Zé Pedro. Diogo Sotero. -------------------- "Saudamos todos os associados e amigos do Centro Social de Montes Altos, que fez 15 anos dia 31 de Agosto passado. Pedimos desculpa por durante algum tempo estarmos sem página, por razões de pirataria informática. Estamos de novo junto de todos neste planeta que é tão grande e tão pequeno que num minuto podemos estar a comunicar com todos e em particular com os nossos conterrâneos que estão na emigração, de quem aguardamos nos enviem a vossa comunicação opinando sobre o nosso site. . Até breve. Diogo Sotero." ---------------------------- Como sabem é no Centro Social dos Montes Altos, no Alentejo, que se encontra a morar o nosso amigo Pedro. Para ele e para os seus amigos, funcionários e direcção, o nosso abraço, com votos de Bom Ano e muitos sucessos. Quem quiser ver fotos do aniversário e outras ou quiser fazer algum comentário, deve entrar no site http://www.csma.pt .

domingo, 10 de janeiro de 2010

10 de Janeiro de 1966.

foto do Quartel das Caldas da Rainha - simpatia do Jornal das Caldas.
Meus amigos, bom dia. Faz hoje 44 anos que assentei praça no quartel das Caldas da Rainha, para iniciar a recruta. Comigo também o Serafim tendo mais tarde ido ambos para a Póvoa de Varzim tirar a especialidade. E muitos outros amigos que ao longo da vida tenho encontrado: O Daniel, homem da discografia, amigo desde a primeira classe da instrução primária e que comigo viajou de comboio do Porto para as Caldas. Que viagem atribulada. O Daniel após a recruta foi para as contabilidades. O Carlos Miguel, actor de teatro, que conseguia ser ainda mais magro que eu. O Carlos Miguel naquela altura já era divorciado e por isso motivo de espanto de todos aqueles pacóvios, que nós éramos. O Emanuel, também amigo da instrução primária, que depois enveredou pela Força Aérea e que mais tarde reencontrei como piloto de helicópteros das FAP, numa missão em Tite. O Almeida, alto, nariz grande, boca e queixo em bico, que era o palhaço da Companhia e que fazia rir toda a gente. O Esbarbalhado (de quem não me lembro o nome), que também foi para a Póvoa e que gozava com tudo e com todos. Quando fazíamos marcha, tinha a mania de escarranchar as pernas o que provocava o riso geral. Mais tarde também e por acaso num almoço de casamento dum familiar, encontrei o Cap. da nossa Companhia, Horta Marques, militarista em excesso, mas agora amaciado pelos anos. Recordo também dois levantamentos de rancho - um deles já no fim da recruta, motivado por ter aparecido uma grossa corda com cerca de meio metro, dentro duma terrina de arroz de peixe encarnado.Foi o caos. Recordo ainda o dia em que nós, todos alinhados lado a lado, tomamos a chamada "vacina de dose de cavalo" em que vinha um enfermeiro espetava as agulhas no ombro de cada um e logo a seguir outro enfermeiro com as seringas a dar injecções. Alguém se lembra se eram desinfectadas???... . Neste dia, 10 de Janeiro de 1966, outros amigos assentaram praça em Tavira, Mafra e muitas mais Unidades por esse pais, e recordarão concerteza esta data como o inicio da sua vida militar. Para todos um grande abraço.

sábado, 9 de janeiro de 2010

BCAV 2867 - que rendeu o BART 1914 em Março de 1969.

Fonte de Tite - simpatia do blog rumoafulacunda .

Recebemos esta msg que divulgamos para conhecimento dos interessados:

---------------------------------------------

Bat. Cav. 2867 – Tite, Guiné/Bissau – 1969/1970.

Ex-Libris - Fonte de TITE e respectivo Brasão da Vila

.

Batalhão de Cavalaria nº 2867

Unidade Mobilizadora: RC 3 Estremoz

Comandante: Ten Cor Cav José Luís Trinité Rosa

2º Comandante: Maj. Cav Francisco José Martins Ferreira

OfInf OperAdj: Maj Cav Carlos Dias Antunes

Companhias: CCS; CCav. 2482; CCav. 2483 e CCav. 2484

Divisa: “Somos Como Somos”

Partida: Embarque em 23Fev69; desembarque em 1Mar69

Regresso: Embarque em 23Dez70

.

Síntese da Actividade operacional:

Em 3Mar69, rendendo o BART 1914, assumiu a responsabilidade do Sector S1, cuja sede em Tite e abrangendo os subsectores de Tite, Nova Sintra, Jabadá e Fulacunda.

As suas subunidades mantiveram-se sempre integradas no dispositivo e manobra do Batalhão.

Desenvolveu intensa actividade operacional de patrulhamento, reconhecimento, batidas e emboscadas, de controlo dos itinerários e comandou e coordenou a actuação das subunidades do sector em várias operações realizadas na sua zona de acção.

Coordenou e impulsionou a implantação de elementos e a promoção sócio-económica das populações, bem como a sua segurança e defesa contra vários ataques desencadeados pelo inimigo aos aquartelamentos e aldeamentos.

.

Ao fim destes quarenta anos, solicita-se a todos os companheiros ainda não contactados, que o façam através deste blog do BART 1914, enquanto não tivermos o nosso próprio blog, ou para Francisco Feio 212 050 161 - 919 097 586

.

Saudações a todos.

.

Bart 6520 - o apelo surtiu efeitos...

Ao Cabo Silva e aos Cmdts do Bart 1914 Relativamente ao apelo feito, de imediato tenho por Contactos para o Encontro Anual o do Augusto Rocha: 938 581 537 Poderá, eventualmente ser tentado o Mail do Capitão Miliciano Luis Marcelino ljfmarcelino@gmail.com e estou a tentar o Contacto do Armando Gonçalo Silva Oliveira que participou do Congresso de Guileje.

No momento é o que posso dar de ajuda.

Felicidades, é o que desejo.

Abraço, do

Santos Oliveira

-----------------------

este convite de 2007, a seguir transcrito, pode dar uma ajuda na procura de contactos: ""março 22, 2007

BArt 6520 (Guiné) convive a 14 de Abril em Lousada

Os ex-militares do Batalhão de Artilharia 6520, que estiveram na Guiné, em 72/74, realizam o Convívio, dia 14 de Abril, em Lousada. Contacto: Augusto Rocha 938 581 537

Publicado por Jorge Santos - Op.Cripto, em março 22, 2007.

BART 6520 Augusto Rocha 938 581 537

Armando Gonçalo Silva Oliveira, BART 6520 Pimentel, etc Guilege…

Capitão Miliciano Luis Marcelino ljfmarcelino@gmail.com""

.

de Tite, em 1972.

Meus amigos: Estive em Tite integrado no bart 6520/72, era o cabo SILVA da arrecadacão de sapadores. Gostaria de ter contactos com antigos companheiros. O meu imail é: tite1950@portugalmail.pt .

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

do Francisco Silva, em França

UM abraçâo a todos com os desejos de Bom Ano e de boa saúde para todos vós. Do vosso amigo Silva. (França)

Meus amigos, para levantar o ego...

de Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso, In Revista "Exportar"
Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade mundial de recém-nascidos, melhor que a média da UE. Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores. Eu conheço um país que é líder mundial na produção de feltros para chapéus. Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende no exterior para dezenas de mercados. Eu conheço um país que tem uma empresa que concebeu um sistema pelo qual você pode escolher, no seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar. Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou um sistema biométrico de pagamento nas bombas de gasolina. Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou uma bilha de gá> muito leve que já ganhou prémios internacionais. Eu conheço um país que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, permitindo operações inexistentes na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Eu conheço um país que revolucionou o sistema financeiro e tem três Bancos nos cinco primeiros da Europa. Eu conheço um país que está muito avançado na investigação e produção de energia através das ondas do mar e do vento. Eu conheço um país que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os toda a EU. Eu conheço um país que desenvolveu sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos às PMES. Eu conheço um país que tem diversas empresas a trabalhar para a NASA e a Agência Espacial Europeia. Eu conheço um país que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Eu conheço um país que inventou e produz um medicamento anti-epiléptico para o mercado mundial. Eu conheço um país que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Eu conheço um país que produz um vinho que em duas provas ibéricas superou vários dos melhore vinhos espanhóis. Eu conheço um país que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamento de pré-pagos para telemóveis. Eu conheço um país que construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pelo Mundo. O leitor, possivelmente, não reconheceu neste país aquele em que vive... PORTUGAL. Mas é verdade..Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses. Chamam -se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Out Systems, WeDo, Quinta do Monte d'Oiro, Brisa Space Services, Bial, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Portugal Telecom Inovação, Grupos Vila Galé, Amorim, Pestana, Porto Bay e BES Turismo. Há ainda grandes empresas multinacionais instalada no País, mas dirigidas por portugueses, com técnicos portugueses, de reconhecido sucesso junto das casas mãe,como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal e a Mc Donalds (que desenvolveu e aperfeiçoou em Portugal um sistema que permite quantificar as refeições e tipo que são vendidas em cada e todos os estabelecimentos da cadeia em todo o mundo). É este o País de sucesso em que também vivemos, estatisticamente sempre na cauda da Europa, com péssimos índices na educação, gravíssimos problemas no ambiente e na saúde (e na Justiça digo eu)... do que se atrasou em relação à média UE...etc Mas só falamos do País que está mal, daquele que não acompanhou o progresso. É tempo de mostrarmos ao mundo os nossos sucessos e nos orgulharmos disso.

aerogramas de Nova Sintra

A seguir transcrevemos algumas notas trocadas entre o Pica Sinos e o Fernando Teixeira, acerca de Nova Sintra. Ficamos a aguardar próximos desenvolvimentos por parte do Fernando. ------------------------------------ Boa tarde Amigo e Camarada Fernando Teixeira Mais uma vez renovo os agradecimentos do texto e fotos que nos enviou sobre Nova Sintra, onde já tivemos a oportunidade de publicar no nosso Bloog. Mais agradecia, com o mesmo objectivo da publicação, que nos fosse relatada a cerimónia do acto da entrega que fala. Aceite os meus agradecimentos Raul PSinos -------------------------------------------------- Meu Caro Raul Sinos, Depois de uma estadia temporária nos Açores para as Festas, regressei esta semana a Lisboa. O assunto da “entrega” de Nova Sintra ao PAIGC ou aos Guineenses, como se queira, não está de modo algum esquecido. Tem estado em constante construção mental e à espera de uma oportunidade de passagem a escrito o que me foi impossível dadas as festividades. Para relatar a “entrega” vou ter que relatar um pouco mais atrás visto que a situação da 2ª C.Art. do B. Art. 6520 (“Os Mais”) estava muito anormal. A minha Companhia foi mobilizada por 18 meses, como era costume no CTIG, mas acabou por lá estar 26 meses. A capacidade de mobilização do Exército Português estava perfeitamente esgotada. Como o Raul deve acreditar o estado psicológico do pessoal estava abaixo de tudo o que se possa pensar e, isso, teve fortes reflexos nos momentos que antecederam e sucederam à “entrega” do aquartelamento. Assim, prometo para muito breve enviar-lhe um “escrito” com a minha visão daquilo que aconteceu naqueles tempos de 73/74 na nossa Companhia. Queria ainda pedir-lhe que me enviasse o endereço do Bloog pois não consegui voltar a encontrá-lo. Um abração Fernando Teixeira ------------------------------------------- Meu Caro Fernando Obrigado por ter respondido Ficamos à espera do seu texto Tenha uma boa tarde Raul PSinos O endereço do blog é http://bart1914.blogspot.com .

domingo, 3 de janeiro de 2010

do Raul Soares (cart 1743)

FELIZ ANO DE 2010

Olá!

Está alguém em casa?

Foi aqui que encomendaram...?

Seis camiões carregados para todos vós.

''''''''''''''''-- - '''''''||_ |................*AMOR*...........|||'|''__ |________________ _ |||_|___|) !(@)'(@)''''**!(@)(@)***!(@)'' |''''''''''''''''-- - '''''''||_ |............*CARINHO*.........|||'|''_ |________________ _ |||_|___|) !(@)'(@)''''**!(@)(@)***!(@)'' |''''''''''''''''-- - '''''''||_ |............*ALEGRIA*.........|||'|''__ |________________ _ |||_|___|) !(@)'(@)''''**!(@)(@)***!(@)'' |''''''''''''''''-- - '''''''||_ |............*AMIZADE*.........|||'|''_ |________________ _ |||_|___|) !(@)'(@)''''**!(@)(@)***!(@)'' |''''''''''''''''-- - '''''''||_ |........*FELICIDADE*.......|||'|''__ |________________ _ |||_|___|) !(@)'(@)''''**!(@)(@)***!(@) e agora o sexto, sempre esquecido ''''''''''''''''-- - '''''''||_ |............ * SAÚDE*.........|||'|''__ |________________ _ |||_|___|) !(@)'(@)''''**!(@)(@)***!(@)''

Está entregue!

Com um abraço do

Raul Soares

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Gentil já respondeu

Anónimo Do Gentil:

Olá companheiros Obrigado pelo apoio e solidariedade.

Vou recuperar e estar convosco no próximo encontro. Um bem haja a todos. Gentil