.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Maior Festival de Ondas em Portugal - Santa Cruz

"A Praia do Mirante, em Santa Cruz, Torres Vedras, acolhe entre 16 e 27 de Julho, o “Santa Cruz Ocean Spirit”, que é já considerado o maior festival de ondas em Portugal. O evento mantém a matriz do ano passado, embora numa versão mais alargada. Em prova estarão cinco modalidades – Surf, Bodyboard, Kitesurf, Skimboard e Kayaksurf – e mais de 500 atletas nacionais e internacionais. Em 2007, a forte adesão do público superou as previsões da organização: em vez das 30 mil pessoas esperadas, o “Ocean Spirit” contou com a presença de 80 mil visitantes. Um número de deverá ser superado este ano. A “Aldeia Neptuno” terá grandes inovações, num espaço de dez mil metros quadrados, que integrará as habituais zonas de restauração, surfshops e escolas das várias modalidades, num novo projecto desenhado e concebido propositadamente para efeito. O “Ocean Spirit” é um evento para toda a família, onde serão oferecidas várias centenas de aulas gratuitas das várias modalidades e onde a vertente musical também não será esquecida."

1 comentário:

Pica Sinos disse...

Meu gr Amigo Guedes
Não consigo gerir o que é que seja no Blog do Bart.
Como disse no e-mail que enviei não consigo ter acesso e, neste caso é como tu dizes quando puderes dás um jeito.
Já mandei um texto sobre as visitas e penso que ainda não tiveste tempo de o transcrever ou será que estás a procurar esconder o que nele a teu respeito vem incerto.
Meu bom amigo
Sempre a considerar-te