.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Grande prémio de Ciclismo "Joaquim Agostinho"

"Este ano realiza-se a 30.ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho de cujo programa consta um Prólogo e quatro etapas, disputadas entre os dias 11 e 15 de Julho.O itinerário abrangerá a zona Oeste e parte da Área Metropolitana de Lisboa, contemplando ainda o Ribatejo, com passagem pelos distritos de Lisboa, Santarém e Leiria, num total de 593 km.
No dia 11 de Julho o Prólogo fará a ligação Matacães - Ereira ( Maxial), num total de 8 Km. Trata-se de uma ligação bastante selectiva, com metade do percurso em subida, que ordenará a classificação geral com diferenças em tempo que podem vir a ser significativas.
A 1.ª Etapa, no dia 12 de Julho, partirá da Carvoeira e terminará em A-dos-Cunhados após percorrer 165 Km. Trata-se de uma etapa com alguma exigência nos primeiros 50 Km, resultante das duas metas de montanha e duas metas volantes, torna-se nos restantes cerca de 100 Km sem dificuldades especiais e propícia a roladores.
A 2.ª Etapa, no dia 13 de Julho, é a mais tradicional das etapas da prova com partida do Sobral de Monte Agraço e que terminará com o Prémio de Montanha da 1.ª categoria coincidente com a Chegada no Alto de Montejunto, esta é considerada a etapa rainha do Troféu Joaquim Agostinho por quase sempre definir o Vencedor final.
No dia 14 de Julho, a partida da 3.ª Etapa será de Manique do Intendente indo terminar em Torres Vedras, num percurso de 178,7Km, sendo a etapa mais longa da prova. Trata-se de uma etapa mista com zonas a rolar e algumas dificuldades designadamente a sua parte final que dá uma volta ao circuito de Torres Vedras antes da chegada.
A 4ª e última etapa será a da consagração, que escolherá o vencedor final do Troféu Joaquim Agostinho 2007. Trata-se do habitual Circuito de Torres Vedras, ou seja seis voltas de 16,5 Km, no traçado dos anos anteriores, incluindo as subidas de Varatojo e Serra da Vila.
Quanto às equipas participantes estão inscritas dezasseis, das quais sete são estrangeiras, oriundas de França, Espanha e Estados Unidos da América, e são compostas por 8 corredores.
Numa organização da UDO – União Desportiva do Oeste, associação de Utilidade Pública sem fins lucrativos e de natureza cultural, recreativa e desportiva, esta prova é apoiada pelas Câmaras Municipais de Torres Vedras, Azambuja, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Cadaval e Vila Franca de Xira, e pelas Juntas de Freguesia de A-dos-Cunhados, Carvoeira, Matacães, Maxial, Monte Redondo e Manique do Intendente, entre outras.
Jornal Oeste online"

Sem comentários: