.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quarta-feira, 3 de março de 2021

O Regresso! Faz hoje 52 anos...


Alberto Sousa:

Obrigado pela Recordação. Um abraço.

 ---

Amadeu Contige

E já lá vão 52 anos obrigado Guedes pela recordação abraços grande amigo

 ---

José da Costa

Foi um grande dia de emoções fortes!

 ---

Raúl Soares

Há 52 anos, estava ainda em Nova Sintra a entregar o material á Compª. Cav. 2484. No dia 4 (amanhã) saída do último grupo da Cart.1743, onde estava incluido e chegada a Bissau a 5. No dia 7 saída para o XIME em lancha, para entrar na operação "LANÇA AFIADA", No dia 8 pelas 8 horas estávamos emboscados e tentamos apanhar á mão elementos armados do PAIGC, sem sucesso. Houve cumprimentos. Passados 15/20 minutos, via rádio, recebo ordens para levantarmos e começarmos a progredir. Houve mais cumprimentos e ouvi o silvo das balas. Como bom militar atirei-me ao chão e a rapaziada retribuiu. Passadas umas horas entramos numa tabanca e fomos brindados novamente e nós não reagimos, porque dentro desta estavam elementos nossos. Ao meu lado as balas batiam no chão, levantavam terra e poeira, mas nós quietinhos. O ataque durou cerca de 30/40 segundos. Pensaram que nós estávamos a envolvê-los e puseram-se a cavar. A partir desta cena atacaram-nos várias vezes mas de longe, com armas ligeiras. Esta operação foi ao nível de 3 batalhões e acabou a 17/03/69 (10 noites ao luar no meio da mata), com a visita de abelhas e mosquitos, além de outros rastejantes. Abraço a todos os combatentes em todas as frentes.

---

Anibal Silva

Raúl Soares Amigo Raul Soares permite uma correção, a entrega de material foi á Ccav 2483 e não á Ccav 2484, ao alferes Carriço e ao 2 Sargento Canaveira

Um abraço

Sem comentários: