33⁰ Almoço anual do BART 1914, em 15 de junho de 2024, no restaurante Vianinha Catering, em Santa Marta de Portuzelo. Organizador Daniel Pinto e seu filho Rui Pinto.
.
“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”
(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).
-
"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"
(José Justo)
-
“Ninguém desce vivo duma cruz!...”
"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"
António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente
referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar
-
“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”
Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.
---
"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."
Não
voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui
estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.
Ponte de Lima, Monumento aos Heróis
da Guerra do Ultramar
.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019
11 anos de BLOG do BART.
No passado dia 25 de Janeiro este blog fez 11 anos de vida.
Passou da exaltação inicial ao quase esquecimento actual. É certo que cerca de 100 pessoas nos visitam todos os dias, mas também é certo que o movimento se transferiu para o facebook.
São as redes sociais que se entrecruzam...
10 comentários:
Aqui ou no facebook, valeu e vale a pena.
JL
Quando a alma não é pequena...., vale sempre a pena...
É esse deverá ser sempre o lema....
AG
Quis dizer : "E esse deverá ser sempre o lema" . Já agora acrescento : um lema que não deve ser nunca abandonado. Muitas vezes, desistir é mais fácil do que persisrir, mas o caminho mais difícil é aquele que, normalmente, nos trás mais benefícios ..
Do nosso amigo João Godim, recebemos a seguinte mensagem:
"Boa tarde, caro amigo Leandro Guedes.
Antes de mais parabéns pelo XI aniversário do Blog da BART 1914. É dos blogues que conheço o que mais e melhor informação transmite sobre a guerra na Guiné. Entrar no blog da BART 1914 é aceder a um vasto conteúdo que nos situa, com todo o realismo, numa Guiné em guerra,
social e culturalmente pobre, vítimas de uma colonização desprezível, com milhares de jovens portugueses a combater em nome de uma Pátria que há muito tinha abandonado os territórios africanos.
Como sabe, há muitos blogues mas, a maioria, poucas notícias revelam. Penso interpretar o v/desabafo no que se refere à pouca participação dos "v/camaradas" de armas, porém é uma contestação em todos os blogues de todas as áreas. É um mal menor! Pouco importa. Vivemos num tempo que tudo muda a todo o instante. Como escreveu Agostinho da Silva " o poder da palavra, contra a palavra do poder". A palavra escrita fica e perdura e tem muito poder. A escrita inserida no BART 1914 será sempre referência... em todos os séculos. Conheço quem tenha escrito um livro sobre a guerra na Guine a partir dos blogues.
Mas, também reconheço, a linha noticiosa tende a manter os moldes de sempre. É difícil renovar, criar novas rubricas, mas passa por ai o clique para manter viva a chama de qualquer blogue, diário, televisão ou rádio. Sim, caro e prezado amigo, os blogus já fazem parte da denominada "Comunicação Social", é o veículo que mais leitores tem crescido nos últimos anos em todo o mundo. Renovar/inovar são imperativos, despertar e fazer acordar os "camaradas": Concursos, jogos, visitas, viagens (a baixo custo), com trimestralidade, enfim, pôr todos a mexer! Nem que seja para dar uma boa gargalhada.
Seja assim ou assado, fico grato pela informação que o blog da BART tem me proprocionado.
Que dure por muitos e bons anos,
Uma cordial abraço
João Godim"
Do nosso companheiro Hipólito Almeida e Sousa, recebemos a seguinte mensagem:
"Ficaste todo vaidoso, não?
Há sempre alguém que acaba por fazer justiça a quem trabalha para o bem comum, como é o teu caso.
E não ponho mais "graxa" para não pensares que me estou a fazer aos pastelinhos de feijão . . .
Abraço
Hipólito. "
DADO QUE ESTE BLOG NÃO TEM ACTIVA A FUNCIONALIDADE DE PODER RESPONDER INDIVIDUALMENTE A CADA COMENTÁRIO, TEREI DE O FAZER NOS SEGUINTES MOLDES:
Olá José Luis, boa tarde
Na verdade tem valido a pena, pois tem sido possível “tocar a reunir” de muitos amigos que andavam dispersos. E muitos mais continuam ainda sem darem conta de si, ou porque não ligam às novas tecnologias ou porque simplesmente não querem aparecer. Querem esquecer.
É assim…
Não esqueço que, conhecemos ambos alguém que esteve na Guiné, sem sabermos nós os dois um do outro – o Trovisco. É engraçado as voltas que a vida dá.
Um grande abraço José Luis e muito obrigado.
Olá Albertina, boa tarde.
Muito obrigado pelo seu comentário.
Na verdade vale sempre a pena. Mas apesar da perseverança sabemos que o blog vai definhando e um dia quando acabar o criador acabará a criatura.
Mas até lá vamos alimentando esta ideia que nasceu com o apoio e incentivo do nosso saudoso prof. Carlos que nos deixou tão prematuramente.
Muito obrigado Maria Albertina.
Olá amigo João, boa tarde.
Muito obrigado pelo seu comentário, que abrange a história do blog, desde o inicio até ao presente.
O objectivo e o alcance do blog, é um tema há muito debatido nos meios digitais, mas nós sabemos que nada, mesmo nada, sobrevive à falta de alimento.
Isto não é uma queixa, mas a contastação de que somos nós, pessoas, que temos a faca e o queijo, e não a máquina. Essa só faz o que lhe mandam, o que nela escrevem ou descrevem, o que lá noticiam, ou dão conta.
Por isso não é justo nem correcto, queremos ter razão de queixa. Porque em 11 anos de vida temos mais de quatrocentas mil visitas, dos quatro cantos do mundo.
Intrigo-me como é possível termos visitantes da Nova Zelandia, nos antípodos de Portugal, da Russia, até da Sibéria, da China, Estados Unidos, Brasil, Ushuaia na Argentina, do Alasca, do Canadá, Africa do Sul, do norte da Europa. Da Austrália, da Inglaterra, etc etc. Estranhamente poucos da Guiné.
Incrivel como temos dado a volta ao mundo neste onze anos, à distancia dum simples clic de alguém que, interessado, sabe-se lá em quê, nos procura. E também quem sabe muitos destes longínquos visitantes, alguns serão nossos antigos companheiros de guerra que emigraram com as familias, mas que não comentam, não querem dar a cara, querem esquecer o impossível…
Todos merecem o nosso respeito e o nosso agradecimento pela atenção que nos dispensam - sejam companheiros, amigos, familiares e visitantes.
A todos o nosso muito obrigado.
Um grande abraço João Godim.
Para o Hipólito Sousa
Obrigado amigo pelas tuas palavras.
O objectivo do blog como bem sabes e acompanhas desde o inicio, foi sempre o de reunir o nosso grupo. Temos conseguido o que é possível. E isso vê-se nos nossos almoços. Aparece muita gente mas não tanto como aqueles que gostaríamos. Mas ficamos sempre com a esperança de que muitos dos que não aparecem, venham cá de vez em quando espreitar, pensando que na próxima é que vão escrever, comentar, aparecer.
Vamos vendo amigo.
Obrigado amigo Hipólito, um abraço.
Enviar um comentário