PORTO. ELÉCTRICOS NA LINHA 7 EM SÃO MAMEDE DE INFESTA/PONTE
DA PEDRA. Excerto de filme de 35mm da Cinemateca Nacional.
Encontrei este video no facebook da minha irmã:
https://www.facebook.com/natercia.guedesleite?fref=tl_fr_box
Na verdade este vídeo é uma autentica relíquia. Não imaginei
que houvesse em arquivo tamanha maravilha. Parabens.
Achei interessante ver os cavalheiros vestidos de calça e
casaco, com gravata e colête. As senhoras também bem vestidas. Os tempos eram outros.
Lembro bem, já com os meus responsáveis 10 anos de idade ir com familiares de
eléctrico até à Ponte da Pedra, para poder dar um passeio de barco e usufruir
do indispensável piquenique. A minha irmã relembra isso mesmo com minucia.
Mas ao passarmos por aquela ponte, não imaginamos a
importância que teve no passado, pois era a ligação privilegiada entre Lisboa,
Porto e Braga e ainda a Galiza, desde o século segundo d.C.
E perguntarão alguns,o que terá a ver com este blog, o
acontecimento em causa?
Tem! Primeiro porque nem só de guerra vive o homem e depois porque muitos dos nossos companheiros são das
zonas circundantes – S. Mamede de
Infesta, Leça do Balio, Maia, Vermoim e Moreira, Matosinhos, Gondomar e a parte norte do Porto
e com certeza se lembrarão da Ponte da Pedra.
Convém lembrar que este acontecimento o DA INAUGURAÇÃO DA
LINHA DO ELÉCTRICO 7 ATÉ À PONTE DAPEDRA, teve lugar em 1930, segundo
informação dos STCP. Daí se verem automóveis tão antigos.
Da página da Camara Municipal de Matosinhos, recolhemos a
seguinte informação:
“O Rio Leça que atravessa ao longo de toda a sua extensão o
concelho de Matosinhos foi, desde a antiguidade cruzado por importantes vias de
comunicação que ligavam o Porto aos principais centros do Noroeste Peninsular,
nomeadamente a Braga, Tuy e Santiago de Compostela. Já desde a época romana que
foram sendo construídas pontes sobre o Rio Leça de forma a facilitar a
circulação de pessoas e mercadorias nestas vias.
Ponte da Pedra
Ponte da Pedra (Leça do Balio): Integrada na estrada romana
que ligava a cidade de Olisipo (atual Lisboa) à capital da região da Callaecia
a cidade de Bracara Augusta (Braga) passando por Cale (Porto), a sua construção
remonta ao século II d.C. É uma ponte com tabuleiro plano construída com um único
arco de volta perfeita. Embora no decorrer dos séculos tenha sofrido diversas
reparações e reconstruções ainda são visíveis, na sua parte inferior, diversas
“pedras almofadadas” características da arquitetura romana.”
nota- como nota final teremos que referir que o rio Leça desagua no Porto de Leixões, importante via maritima para as importações e exportações nacionais e do norte em particular.
Mais uma vez os parabens à minha irmã e a quem descobrir esta reliquia.
3 comentários:
Ponte da pedra, é uma localidade muito interessante e por aquilo que na actualidade se pode apreciar, dá para perceber que, em tempos idos, deve ter sido, efectivamente, um bonito e agradável local de recreio.....
Quanto ao vídeo, que nos mostra um evento tão importante para aquela época (1930), é na verdade uma relíquia.....
Estão de parabéns, quem o realizou e preservou, quem o descobriu, quem o tem vindo a partilhar no facebook e finalmente quem aqui o publicou....
Albertina Granja
Gostei de ler esta história e ver o video. Um abraço para o Leandro. Joaquim Cosme
Muito obrigado amigos pelos comentários.
Na verdade a Ponte da Pedra é um local, outrora paradisíaco, que está muito ligado à minha infância e que recordo com saudade, não só porque está ligado aos meus Pais e Irmã, mas também às brincadeiras dessa infância e do despontar para a adolescência.
Muito obrigado.
Boas férias para ambos.
Leandro Guedes
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