.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O Costa foi ao almoço da CCS do BART 2924 - parte I


BOLO DE ANIVERSÁRIO DOS 40 ANOS DE REGRESSO DE TITE

Elemento da CCS do Bart 2924

Vários elementos da CCS do Bart 2924, em Tite, junto à camarata dos furrieis
 
Amigos do Bart 1914!

Hoje, dia 22 de Setembro de 2012, teve lugar o jantar convívio em Ovar, da rapaziada da CCS BART 2924 que esteve em sediada em TITE desde meados do ano 1970 a 1972. Foram render a que ali permanecia e que era o BCav 2867, teria sido este a render-nos?!

Bom, o encontro tal como é o nosso, teve algumas surpresas pois existe sempre alguém que vem pela primeira vez e é alegria geral. Pelo que me contaram, viajaram no famoso “UÌGE” e foram logo de imediato para BOLAMA, para fazerem o “IAO” e depois vieram para TITE e ali permaneceram 24 meses. O seu regresso deu-se de.... avião militar! Ao que me disseram, tiveram apenas dois ataques. Sendo o de 22 de Maio de 1971 comandado por NINO VIEIRA o que mais estragos e mortes produziu. Ali morreu o Capitão destes Comandos. Isto porque ao que me disseram, por essa altura estava ali sediada a Companhia de Comandos Africanos que colaborou com Alpoím Galvão no ataque á prisão em Conacry.

Disseram-me que o Bar do “Silva” ainda funcionava como no nosso tempo. (este snr. Silva era natural de Terras de Bouro – São Martinho da Porta Aberta – Vilarinho das Furnas – Braga. Tem por ali uma Residêncial gerida por um filho, ao que parece, esse snr Silva já não está entre nós!
 
José Costa.

Sem comentários: