.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

25 de Janeiro - há QUATRO anos que sou blog


Companheiros
Faz hoje QUATRO anos que iniciamos esta luta de mantermos acesa a procura de amigos e o convivio entre nós, com a criação deste blog.
Não posso neste dia deixar de lembrar o nosso prof. Carlos Silva, um amigo, que infelizmente está bastante doente. Foi ele que com a sua preserverança me convenceu a encarar esta árdua tarefa, e com o empurrão final do Jacinto Borges, a obra nasceu.
Na altura, outros colegas da Escola Sénior, inciaram também os seus blogs, com maiores ou menores sucessos.
Mas dou por bem empregue ter enfrentado o desafio,
Muitos foram os companheiros que começaram a aparecer. E continuam. Alguns deles há muito que eram procurados e se não fosse o blog, quem sabe nunca os encontrariamos. Tem sido muito reconfortante.
Eu não queria enunciar nomes, mas não posso deixar de aqui lembrar os nomes daqueles que mais incansavelmente têm trabalhado na procura dos companheiros perdidos.
E são eles o Pica Sinos, o Hipólito e o Narciso, o Costa. E também o Ramos e o Mestre. E o Contige e o Victor Barros e sei lá quantos mais. Todos têm tido uma vontade inquebrantavel nessa tarefa e têm tido bons resultados.
Nestes 3 anos a média de mensagens publicadas não chega a 2 por dia. No principio foi mais intenso, agora tem aliviado um pouco.
Mas as visitas podem contabilizar-se em cerca de 120 por dia, oriundas dos quatro cantos do mundo conforme se pode verificar pelas estatisticas a que o blog dá acesso.
É certo que as mensagens, os comentários, podiam ser muitos mais, se a mosca tsé-tsé não atacasse tanto os valorosos ex-combatentes do BART 1914.
Melhores dias virão e queremos continuar a merecer a visita de tanta gente que no seu percurso na internet, faz uma visita regular e assídua ao nosso blog. Bem hajam.
Abraços para todos, muito e muito obrigado.
LG.
_____________________

Amigo Leandro, parabéns pelo aniversário deste vosso trabalho, tão importante para que a memória seja preservada e vocês possam organizar os vossos convívios. Desejo que continuem com este trabalho e muita saúde para todos.
Francisco Vieira
_____________________
Quem, com frequência, deambula por este espaço "BART1914", percebe perfeitamente como este Blog tem sido importante para o reencontro de tantos "companheiros de guera" que durante anos e anos estiveram afastados.... É muito bonito constatar que a vontade de estarem juntos prevalece e que as amizades não se perdem e para isso, todo este trabalho tem sido muito importante. Parabéns a todos os que diariamente contribuem com os seus relatos, com as suas histórias, para o engrandecimento e continuidade deste Blog... PARABÉNS AO BART1914 e que os seus editor e co-editores não esmoreçam nesta árdua tarefa tão importante e tão apreciada por tantos.....!!!! e os números falam por si....!!! Não há dúvida....é um belo trabalho.... Todos estão de parabéns..!!!!!
Albertina Granja
________________________

De Cleo e Carlos Rodrigues Justo

VENHO POR ESTE MEIO ,DESEJAR OS MEUS PARABENS PELO VOSSO QUARTO ANIVERSARIO,QUE ESTE TRABALHO VOSSO CONTINUE POR MUITOS ANOS ,DESTE VISITANTE ASSIDUO
CARLOS JUSTO

2 comentários:

FGV disse...

Amigo Leandro, parabéns pelo aniversário deste vosso trabalho, tão importante para que a memória seja preservada e vocês possam organizar os vossos convívios. Desejo que continuem com este trabalho e muita saúde para todos.

Francisco Vieira

Albertina Granja disse...

Quem, com frequência, deambula por este espaço "BART1914", percebe perfeitamente como este Blog tem sido importante para o reencontro de tantos "companheiros de guera" que durante anos e anos estiveram afastados....
É muito bonito constatar que a vontade de estarem juntos prevalece e que as amizades não se perdem e para isso, todo este trabalho tem sido muito importante.
Parabéns a todos os que diariamente contribuem com os seus relatos, com as suas histórias, para o engrandecimento e continuidade deste Blog...
PARABÉNS AO BART1914 e que os seus editor e co-editores não esmoreçam nesta árdua tarefa tão importante e tão apreciada por tantos.....!!!! e os números falam por si....!!!
Não há dúvida....é um belo trabalho....
Todos estão de parabéns..!!!!!