.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O aniversário do Palma


Com dois dias de atraso, finalmente o almoço em honra das 66 primaveras do Palma.
Com dois dias de atraso, porque o nosso camarada, no dia em que passou o aniversário com a família, ao comer o arroz de lingueirão, uma destas espécies marítima, não lhe “assentou” lá muito bem!
É o que ele diz.
Na verdade, nenhum dos presentes que com ele partilhou tal “petisco” se sentiu indisposto dos intestinos.
Cá para nós, todos os que hoje com ele comeram o bacalhau au lagareiro no Pragal, como sempre bem regado (oh Justo não te preocupes porque nós enquanto conduzimos não bebemos. Paramos sempre), foram (são) da opinião, que tal indisposição se deveu à água-pé, ingerida um dia antes numa petiscada com o Contige, sendo que este também hoje, se apresentou “amarelado” e com o bigode mal aparado.
Bem, não interessa!
O nosso camarada hoje já se apresentou apto! A forma como deu ao dente foi visível para todos nós que a crise foi ultrapassada e que está pronto para outra! E tudo indica que a próxima seja em Espanha, mais propriamente na Calle Rinconá nº 35 – 21440 Lepe – Huelva Res.Lá Penha Flamenga. Local onde o Zé Manel, no próximo mês de Novembro, quer festejar connosco também as suas 66 primaveras. Olé
A propósito desta deslocação seria bom, para questões de organização, e para que ninguém fique melindrado, dissessem atempadamente quem está disposto a participar. O telemóvel do Zé Manel, é de todos conhecido.
Tenham um bom dia
Pica Sinos, e os demais na foto.
Referir ainda que o fotografo desta vez foi o Carlos Azevedo, por isso não é visível no retrato, temos pena!

Sem comentários: