.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O almoço na casa do Carlos Reguila...

Conforme foi divulgado, na casa do Carlos Leite (Reguila), lá para os lados De Sintra, mais propriamente em Lourel, o dia estava chuvoso mas não foi Impeditivo do anfitrião brindar  com uma excelente feijoada,  com dobrada, com mãozinhas de porco e com chouriço cuja região não deu tempo para conhecer. Tudo estava uma delicia, não tenham a menor das dúvidas. Quero aqui registar os parabéns e o muito obrigado ao Carlos Leite à sua mulher que É uma excelente cozinheira.

Dizer ainda que o vinho veio de uma adega lá para os lados de Monte Agraço, adquirido Pelo Carlos Leite um amigo do Palma dois dias antes.

As fotos do dia da festança que ora se apresentam, representam o colectivo dos mastigantes, [Image]mas naquela que são juntas as imagens individuais apresenta-se uma curiosidade. O encontro (ao fim de 42 anos) do Pires (morteiros) com o Correia (tms) cuja  conversa foi bem animada.
Por ultimo dizer que nos apareceu um individuo, com um boné enfiado na cabeça, ao jeito do menino Tonecas, que nos disse que esteve também na Guiné no mesmo período.

Diz que é do norte, que gostava ser do sul e do Benfica.A sua imagem e fisionomia não é de todo desconhecida.Se alguém souber pormenores deste individuo façam o favor de informar o dono do Blog do Bart 1914.
Pica Sinos
___________________
Estes indivíduos do Norte que queiram virar paar o Benfica, eu posso ajudar, para se mudarem para o Sul não aconselho.
Gostava de estar com o Correia; se por estes dias for a Lisboa vou tentar estar com ele.

Um forte Abraço para todos
Alberto Camelo

- tlf. 278 421 814 - tlm. 917 258 158

Camelo
Aqui tens o telefone do Correia para o contactares:
( telefone do Correia - 219 235 326 )

1 comentário:

Hipolito disse...

Eu sei, eu sei, senhor dono do blog !!! . . .
“Bi” e “rebi”, até à lupa, a “fuça” desse tal do menino Tonecas e . . .
Da escultural postura do dito, poderemos, talvez, deduzir tratar-se, dada a proximidade geográfica da cadeia do Linhó, de um tresmalhado e faminto cadastrado (dentre mais dez, ou mais, como, pela tromba, se vê da foto colectiva, foragidos e escapolidos daquele estabelecimento, na véspera).
Hipólito