.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Parabens ao blog - do José Costa

FELIZ ANIVERSÁRIO

Dois anos? 104 semanas? 730 dias? 17520 horas? 1051200 minutos?……

O Blog BART 1914, veio ao mundo há dois anos!

Uma menina calminha, que dormia muito, comia pouco e se mostrou muito esperta desde o primeiro dia da sua existência!

Começou a falar precocemente. Logo no primeiro dia já apareceu na tela dos computadores de todo o mundo a lembrar as suas origens GUINÉ 1967/1969 e a lembrar-nos a paternidade dos Bloguistas Leandro, Pica, Justo e outros..

O bebé cresceu e se transformou na nossa menina querida, e com apenas dois anos já nos habituou a diariamente a fazer-lhe uma visita. Quantas palavras já aqui foram escritas? quantos sentimentos revelados e escondidos nas entrelinhas? Quantos momentos partilhados? Quantos amigos encontrados? Etc.

Graças a este bebé, o país relembrou o papel importante das Madrinhas de Guerra na vida de milhares e milhares de soldados e que muitas das vezes era a única carta que recebiam periodicamente.

Também graças a este bebé, alguns “pesquisadores” de internet nos procuram para defenderem teses de doutoramento.

E graças a este bebé, que alguns dos nossos colegas lá fora no estrangeiro, aproveitam para “matar” saudades e relembrar alguns amigos e companheiros dessa desdita.

O que eu desejo, é que o bebé continue a “berrar” por muitos e longos anos e que todos possamos amamentá-lo!!

José Costa

------------------------------------------

publicamos a seguir uma msg recebida pelo nosso amigo Costa, duma sua amiga. Para ambos os nossos agradecimentos:

Amigo José. Antes de qualquer outra coisa quero agradecer o privilégio do convite para conhecer o mais novo filho do Batalhão de Artilharia 1914 - Tite, Guiné/Bissau - blog de inestimável valor histórico justamente no dia em que comemora dois anos de existência. Parabenizo-os pelo aniversário e principalmente pela iniciativa em criá-lo dando forma e expressão a um tema que foi o marco na vida de todos vocês e que será para sempre lembrado e relembrado. Como filha de militar e ex-combatente na II Guerra Mundial estou acostumada ao ambiente de caserna e por isso me sinto muito à vontade com o tema e vibro por vocês como se comigo fosse. Tenho absoluta certeza que este bebé está muito bem apadrinhado José e desde já tomo a liberdade de me "alistar" como madrinha também, agora não mais da guerra, mas deste promissor bebé que seguramente terá que estar muito forte para tantas histórias contar. Meus cumprimentos e respeitos à todos vocês valorosos soldados, honra e glória de Portugal. Angélica Beraldo - Brasil

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo José.
Antes de qualquer outra coisa quero agradecer o privilégio do convite para conhecer o mais novo filho do Batalhão de Artilharia 1914 - Tite, Guiné/Bissau - blog de inestimável valor histórico justamente no dia em que comemora dois anos de existência. Parabenizo-os pelo aniversário e principalmente pela iniciativa em criá-lo dando forma e expressão a um tema que foi o marco na vida de
todos vocês e que será para sempre lembrado e relembrado.
Como filha de militar e ex-combatente na II Guerra Mundial estou acostumada ao ambiente de caserna e por isso me sinto muito à vontade com o tema e vibro por vocês como se comigo fosse.
Tenho absoluta certeza que este bebé está muito bem apadrinhado José e desde já tomo a liberdade de me "alistar" como madrinha também, agora não mais da guerra, mas deste promissor bebé que seguramente terá que estar muito forte para tantas histórias contar.
Meus cumprimentos e respeitos à todos vocês valorosos soldados, honra e glória de Portugal.

Angélica Beraldo - Brasil