.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

O funeral do Vitor Barros


VÁRIOS COMENTÁRIOS NA NOSSA PAGINA DO FACEBOOK:

José Justo
Noticia inesperada e dolorosa!! Um companheiro dos mais próximos que partiu com muita pena minha. Para a família e amigos sentidos pêsames e muitas saudades.
---
Jorge Gouveia
Sentidos pesamos a familia descanse em paz
---
José da Costa
Grande amigo, companheiro e sempre presente nos convívios. Sentidos pêsames á família!
---
Augusto Antunes
Adeus amigo, até um dia. Sentidos pesamos á família.
---
Manuel Flores
Adeus amigo descansa em Paz sentidos pesamos á familia.
---
Carla Pinto
Os meus sentimentos
---
Amadeu Contige
Sentidos pesamos a família descansa em paz
---
Julio Garcia
Paz à sua alma. Custa sempre, mas como um dos nossos, é bem mais trágico.
---
Sori Balde
Minhas sentidas condolências à família enlutada e seus companheiros .
---
Francisco Ramos
grande amigo e ompanheiro de guerra e da mesma especialidade descansa em paz amigo pesamos a familia
---
Jose Manuel Amaro Santos
Grande amigo descansa em paz.
Sentidos pêsames à familia
---
Santos Oliveira
Sentidos pesamos a família
---
Raúl Soares
Que descanse em Paz. Sentidas condolências aos familiares. Vamos sendo cada vez menos.
---
António Cavaleiro
Falei com o Victor, por telemóvel a acompanhar a evolução da sua doença, até ao dia em que me deixou de atender. Cheguei a falar com a filha. Depois disso, através do Hipólito, do Guedes, do Carlos e do Pica Sinos lá ia sabendo algumas notícias, pouco consolidadas, mas que já me deixavam muito apreensivo. Deparo-me agora com a notícia da sua morte. Das conversas que tivemos, apercebi-me da gravidade do seu estado clínico. O Victor não se apercebia, pelo menos, não dava a entender. Estou triste., muito triste. Era um Amigo. À sua família, nomeadamente a sua filha, expresso o meu profundo pesar pela sua morte e manifesto toda a minha solidariedade nestes momentos de dor e saudade. Paz à sua alma.
---
Luis Manuel Dias
Vou ligar-te, daqui a nada, António Cavaleiro. Abraço.
---
Bafode Fati
Glória eterna
---
José Da Horta Amador
 GRANDE AMIGO BARROS JÁ NOS DEIXASTE NÓS ERAMOS TODOS UM FAMILIA O PICA É QUE ME DEU ESSA TRISTE NOTÍCIA FIQUEI BASTANTE CHOCADO NÃO ESTAVA Á ESPERA DE UMA NOTICIA DESSAS DESCANSA EM PAZ PAZ AMIGO SENTIDOS PÈSAMOS A TODA FAMILIA EM ESPECIAL Á FILHA
---
Raul Pica Sinos
Não é o momento indicado para escrever quão humilde era o nosso companheiro d’armas, o Vitor Barro. Esse dia virá.
No entanto, hoje, recordo nos tempos idos, sentados junto à porta do CC, este operador rádio telegrafista lamentando a falta de equipamento bélico quando em patrulha pelo mato. Ao contrário da minha pessoa e outros com os equipamentos no armeiro sem uso.
Recordo os seus relatos, enquanto operário vidreiro, das lutas em que participou ou assistiu. Visita da minha casa e eu da sua. A flor de vidro que ofertou à minha mulher que a guarda religiosamente. As horas que passamos ao telefone com desabafos sobre as coisa mais variadas da vida.
Descansa em paz camarada. Até um dia.
---
Carlos Azevedo
Partiste para a tua ultima viagem amigo Victor Barros, que a paz te acompanhe para a eternidade. As minhas sentidas condolências para toda a família.
---
Alberto Camelo
Os meus pêsames à família, que Deus receba a sua alma.
---
Raul Pica Sinos
Foi sobretudo, como tu dizes Guedes, um homem bom e que acrescento.....deixa muitas saudades.
---
José Justo
O Vitor era dos camaradas das tms daqueles com quem mais simpatizava. Trato fino e nunca o vi zangado com ninguém. As Saudades já são muitas. " Saudade é a permanente presença da ausência" Um Abração Vitor.
---
José da Costa
Partiu um bom amigo e companheiro! Que Deus o guarde!
---
Jose Narciso Costa
Sem duvida um verdadeiro colega e amigo. Que Deus lhe dê o eterno descanso .Temos boas recordações .
---
Luis Manuel Dias Custou-nos a todos, pelo amigo que era (para mim, ainda é). Mas, agora em descanso está, sem as maleitas que lhe deram o fim, doloroso. Fica em paz, Camarada e Amigo Vitor Barros! Fraterno abraço a ti, em espírito, e a todos vós, os que ainda rumais, como eu, até ao nosso final, nesta Terra, todos meus Amigos.

Sem comentários: