.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

sábado, 6 de junho de 2020

A história final da Imagem da capela de Tite


ESTE EMAIL ONTEM RECEBIDO DIZ QUE AFINAL A IMAGEM DE FÁTIMA DA CCAV 2482, FOI COMPRADA POR ELES NA METRÓPOLE ANTES DA IDA PARA A GUINÉ E SEMPRE OS ACOMPANHOU, TANTO EM TITE COMO EM FULACUDA, ATÉ TER DESAPARECIDO EM BISSAU:
-
"Boa noite, amigo Leandro Guedes.
Aqui vai o que me é possível transmitir-lhe sobre a imagem de Nossa Senhora de Fátima dos "Boinas Negras" (CCAV2482), reproduzindo o testemunho hoje telefonicamente facultado pelo, então, nosso comandante de companhia, hoje Coronel de Cavalaria (reformado) Henrique de Carvalho Morais:
«Antes de partir para a Guiné, o então Major Diogo de Brito e Faro (já falecido), casado com uma irmã do atual General Carlos Azeredo, ofereceu uma imagem de Nossa Senhora de Fátima ao seu amigo, na altura capitão de cavalaria, Henrique de Carvalho Morais, imagem que sempre nos acompanhou enquanto estivemos na Guiné, fosse em Tite ou, depois, em Fulacunda. Quando regressámos a Portugal, nos depósitos de material em Lisboa, a imagem não se encontrava na caixa em que tinha sido embalada. A que atualmente temos e nos acompanha nos convívios foi oferecida por uma anónimo, que, por definição, não quer ser identificado».
Falei também com o amigo Seara Fernandes (que foi furriel de transmissões e acompanhava muito o 1.º sargento que assistia administrativamente o capitão) e ele só se lembra que, em Tite, era a nossa imagem de Nossa Senhora (vinda connosco de Lisboa) que estava presente nas missas, como a de Páscoa, que foi celebrada em Tite, no dia 6 de abril de 1969, celebrada pelo padre Farinha, capelão do nosso batalhão (BCAV 2867). Portanto, a que estava no "nicho" do quartel, aí deve ter estado e continuado sempre, assim como em Fulacunda a imagem de Nossa Senhora que estava no "nicho" aí continuou, porque a imagem da nossa, que estava sobre o altar da capela, ali esteve toda a comissão e foi precisamente a imagem que não foi atingida durante um ataque muito espetacular ao quartel de Fulacunda em 23 de março de 1970. "

Imagem pertencente à Capela de Tite e que foi
lá deixada pelo BART 1914 em Março de 1969
A legenda acima está errada. Esta Imagem é uma outra
comprada por alguém após o
desaparecimento em Bissau, e não aquela que foi comprada
antes do embarque para a Guiné e oferecida à CCAV 2482,
pelo então Major Diogo de Brito e Faro.




Sem comentários: