.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

o blog do Luis Graça "foranadaevaotres"

  1. Após o alerta do Hipólito, referente a uma publicação no blogue http://foranadaevaotres.blogspot.com
    Vamos voltar a publicar um artigo escrito pelo Pica aquando do seu histórico encontro com o Contino. No entanto lembro que este mesmo artigo, se encontra publicado no nosso blog http://bart1914.blogspot.com
    Queremos no entanto lembrar que vale a pena e é mesmo imprescindível, uma leitura atenta deste blog, Luis Graça & Camaradas da Guiné, principalmente neste capitulo que se
    refere a Tite, sector de Quinara, onde estiveram o BART 1914 e outras Unidades Militares.
    Com a devida vénia ao blog do Luis Graça, vamos transcrever o seu artigo, agradecendo o comentário que nos dirige:
    “O blogue do BART 1914, que existe desde 2008, é mantido por 3 antigos operadores cripto, se não erro, o Leandro Guedes (reabastecimentos), o Pica Sinos e o José Justo (e também o José Costa, cripto e o Hipólito Sousa, SPM); aqui fica também o nosso reconhecimento público pelo extraordinário trabalho que estes camaradas do BART 1914 estão a fazer, recolhendo e partilhando memórias da sua unidade e subunidades adidas. Estes camaradas estão também ativos no Facebook.”
    O blogue do Luis Graça faz ainda um convite:
    Tanto o Geraldino Marques Contino como o Raul Pica Sinos, ficam desde já convidados para nos darem a honra de se sentarem à sombra do poilão da nossa Tabanca Grande; temos ainda poucas referências tanto ao BART 1914 como à CART 1743.
    Sobre a "batalha de Bissássema" o Raul Pica Sinos tem diversos postes publicados no blogue do BART 1914. Recorde-se que na noite de 3 de fevereiro de 1968:
    (i) desapareceram em combate o fur mil Manuel Nunes Reis Cardoso, do Pel Mort 1208, e o soldado Milícia Manga Colubali, da CMIL 7;
    (ii) foram capturados pelo IN três militares da CART 1743: alf mil António Júlio Rosa; 1º. cabo op cripto Geraldino Marques Contino; e soldado Victor Manuel Jesus Capítulo.
    De referir ainda que o blog Luis Graça fez um trabalho notável de investigação, acerca deste tema do encontro entre o Pica e o Contino, do qual iremos transcrever parte, com a devida vénia.
    Leandro Guedes.

Sem comentários: