.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 26 de julho de 2015

PEDIDO DE PARTILHA DUMA FOTO, POR PARTE DA FILHA DUM EX-COMBATENTE DO BART 6520, QUE ESTEVE EM TITE, DEPOIS DE NÓS.



Hoje o meu pai, Cunha Pereira faria 65 anos e como presente para ele eu gostaria de cumprir um desejo dele. Ele tinha esta foto para entregar a um dos companheiros presentes, eu como não tenho forma de saber a quem faltava entregar tomei a liberdade, e espero que não levem a mal, de a publicar e esperar que o desejo dele seja cumprido. Obrigada.

    ***********************************
Francisco Silva Elisabete Pereira fizeste muito bem.Os meninos do ENXUDÉ do 6520/72.O PAI fazia 65 anos.É sempre lembrado ,assim como todos os Camaradas que já não se encontram no nosso SEIO.Estejam onde estiverem que DESCANSEM EM PAZ.


Francisco Silva Elisabete sou só Francisco.Gosto da foto porque já identificamos alguns camaradas.Um beijo para vocês.

Valdemar Antunes Gente do Enxude, gente de bem, tal qual os de Tite, duas realidades com quem convivi mais de 2 anos. O da esquerda mais magro é o Idalecio, o da direita ao lado do teu pai é o Gaspar Silva. Os outros 2 com o passar dos anos já não me lembro do nome deles. Estou convencido que o José Cunha tudo fará, se poder para que a foto chegue ao seu destino.

José Cunha SE não estou enganado da esquerda para direita Silva, Pinto, espanhol , cunha PREIRA , Gaspar certo?

Carapinha Pereira Desculpem não poder ajudar mas eu era da 2773 Jabadá, por esse motivo não conheço ninguem.

Antonio Pinto Vou confirmar o k o Amigo José Cunha descreveu um Abraço para todos em especial para os Meninos Bonitos do Enxudé
24/7 às 0:18 · Gosto · 2

Fernando Carvalho Cara Elisabete,
Estive em Tite no batalhão anterior ao do seu Pai, portanto entre 1970 e 72. Agradeço-lhe o gesto bonito de partilhar a foto do seu ente querido connosco. Um abraço
isabete sinto muito pois eu era um amigo especial para o teu Pai Vinha a minha casa muitas vezes eu tambem fui a vossa casa em Ermezinde uma vez tenho boas recordações de cá e da Guiné um bjs

Elisabete Pereira Obrigada a todos pelas palavras carinhosas. Estes 10 meses não têm sido nada fáceis, dizem que o 1° ano é o mais difícil... Vamos lá a ver.

Gaspar Silva Obrigado Elisabete por esta homenagem, não só ao teu pai mas tambem aos amigos dele. Beijinhos para ti e para a tua mãe Rosa em meu nome e da minha esposa Fátima.

Elisabete Pereira Agradeço, sr. Gaspar em meu nome e em nome da minha mãe. Obrigada.

Joaquim Pereira da Silva OBRIGADA ELISABETE; ESTA FOTO VEIO TRAZER-ME RECORDAÇOES PASSÁDAS, CREIO QUE ESTA FÓTO E SE ESTIVER ERRÁDO E FOR POSSIVEL O CUNHA QUE ME RETIFIQUE; FOI TIRÁDA NUMA QUINTA DO AMIGO MACHADO EM PENAFIEL A FESTEJÁR COM UMA SARDINHADA NUM 15 DE AGOSTO.

José Caetano lindos meninos so mimo um grande abraço
José Caetano elisabete bjs para ti e para a tua mae os amigos estao sempre presentes

José Cunha Verdade Silva ano 1998 certo? Abraço a todos em especial a família cunha Pereira e muita força

Francisco Silva Camaradas a nossa página é dos Combatentes e seus familiares.Gostamos de todos os Comentários feitos e não vamos deixar que a página fique parada.Vai ao teu ÁLBUM e tira uma foto dos tempos da tua Juventude.Valdemar .Cunha e F.Silva fazemos o acompanhamento.Beijos e abraços para todos os membros e seus familiares.

Valdemar Antunes Estão a ficar todos preguiçosos, ou é velhice? Não tenham vergonha. Vão aos baús e ponham fotos da tropa. Abraço.

Carlos A. Rodrigues Goncalves cunha pereira um grande amigo do enxude um grande abraco a toda a sua familia

Arnaldo Lima Embora tarde aqui estou a prestar uma sentida homenagem ao nosso amigo do Enxude,CUNHA PEREIRA. Parabéns Elizabete por manter presente o desejo do seu Pai. Um abraço e muita força para vocês. O Cunha Pereira estará sempre presente no meio dos seus amigos do Enxude

Bart Tite Guine Bissau Pela nossa parte vamos partilhar esta foto no facebook do BART 1914 (que esteve em Tite entre 1967 e 1969) e também no nosso blog:
http://bart1914.blogspot.com

in facebook de Elisabete Pereira

Sem comentários: