.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

domingo, 22 de abril de 2012

Fernando Lopes Graça - Acordai! (Lisboa Cantat)



Caros amigos

Para inicio das comemorações do 25 de Abril, o Teatro cine de Torres Vedras, apresentou hoje um belo espectáculo, centrado na figura de Fernando Lopes Graça e no seu imenso trabalho.
Estiveram presentes:
  • Coro infantil e juvenil de T.Vedras
  • Coro da Associação de reformados de Torres Vedras
  • Camerata Vocal de Torres Vedras.
  • Coro CantÁrte de T.Vedras
Todos fizeram uma excelente actuação, mas eu realço a Camerata de Torres, que cantou uma obra de Lopes Graça, "ACORDAI", com letra de José Gomes Ferreira, da qual eu gosto particularmente.
Foram interpretadas canções regionais, com harmonizações de Lopes Graça e também canções sobre poemas de poetas Portugueses ou Textos tradicionais, com música de Lopes Graça.
E como não tenho nenhuma gravação da Camerata com aquela canção, publico aqui um video desse mesma canção, mas interpretado pelo coro LISBOA CANTAT.
.
Falta só dizer que a "Associação Lopes Graça, foi fundada em Maio de 1985 por vontade expressa e testamentária de Lopes Graça, está particularmente vocacionada a divulgar musica coral daquele Compositor, embora não esquecendo o importante acervo musical que o tornou uma figura internacional muito importante na música erudita. Lopes Graça foi um dos mais importantes compositores portugueses do século passado.
Esta associação, desde a sua fundação, tem vindo a promover concertos de musica coral, muitas vezes abrangendo a música instrumental, e esta versão de hoje dos ENCONTROS CORAIS LOPES GRAÇA" é o seguimento das que em Novembro de 2010 realizou, nas cidades de Lisboa, Almada, Cascais e Tomar, com a participação de 16 Grupos Corais".
Espero que gostem!
LG.

2 comentários:

Albertina Granja disse...

Conheço todos os grupos intervenientes, à excepção da Camerata.....
Com grande pena minha não me foi possível assistir, mas acredito que deve ter sido um espectáculo fantástico....!!!!
Este tema "ACORDAI!" deslumbra-me.

Belinha disse...

Foi um excelente concerto, no qual a Camerata Vocal efetivamente se destacou. O legado de Lopes-Graça é riquíssimo e é muito importante que renasça nas nossas vidas.