.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O MESTRE FEZ ANOS NO PASSADO DIA 2 DE SETEMBRO DE 2010


O Mestre, como a maioria dos seus ex-camaradas que o acompanharam na Guiné na guerra colonial, fez este ano 65 primaveras. O Mestre e a sua família, temos, disso dado noticia, fazem questão que o pessoal os visite. Quando assim é, vemo-los de braços abertos e carregados de rasgados sorrisos. A maneira de receber ocasiona aos visitantes, um dia felicíssimo desde a chegada à partida, inclusive fazendo a família questão, na abalada, que os seus amigos e familiares que os acompanham transportem, para os recordem nos dias subsequentes, um mimo de algo da sua produção naquele monte Alentejano.
Acontece que um grupo de camaradas em férias, procurou (com êxito) organizar uma pequena festa no Monte Alentejano. Não foi fácil. Não que não nos quisesse receber, mas pela simples razão de lhe dizermos que desta vez era justo levarmos tudo para que o nosso dia, não fosse diferente com aqueles que sempre nos presenteou.
Claro que o intuito também era transportar, de forma secreta, mas conivente com a sua filha Graça, algo, que o nosso amigo Mestre nos recordasse nos anos subsequentes. Em especial a placa em vidro, com o seu nome referindo que era uma oferta de um grupo de camaradas da CCS do BART 1914, que aqui se reproduz assim como as assinaturas constantes no postal de parabéns, a ser entregue pela filha, no dia do aniversário.
De referir ainda que no dia em que o fomos visitar, 28 de Agosto, já de saída, montamos na sala de estar na casa do Mestre, um plasma, possibilitando ao nosso querido amigo, a possibilidade de captar não só os canais de televisão portugueses, como alguns canais televisivos dos nuestros ermanos.
Hipólito, Contige, Gentil, Palma, Amador, Botas, Carlos Leite, Barros, Correia, Pica Sinos, Guedes, Zé Manuel e Justo.
Se pretenderes ver o filme da festa que aconteceu no referido 28 de Agosto de 2010 em Montes Altos, carrega no endereço abaixo

Sem comentários: