33⁰ Almoço anual do BART 1914, em 15 de junho de 2024, no restaurante Vianinha Catering, em Santa Marta de Portuzelo. Organizador Daniel Pinto e seu filho Rui Pinto.
.
“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”
(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).
-
"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"
(José Justo)
-
“Ninguém desce vivo duma cruz!...”
"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"
António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente
referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar
-
“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”
Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.
---
"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."
Não
voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui
estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.
Ponte de Lima, Monumento aos Heróis
da Guerra do Ultramar
.
quarta-feira, 31 de março de 2010
O Hipólito já não é info-excluido...
Joaquim Caldeira - da CCAÇ 2314
Uma Páscoa para meditar - muito feliz!
terça-feira, 30 de março de 2010
MESTRE LUIS FILIPE E SUAS MARIONETAS.
MESTRE FILIPE E AS SUAS MARIONETAS terça-feira, 2 de Março de 2010 Espectáculo "O Soldadinho de Chumbo" na Biblioteca de Torres Vedras Fotos do espectáculo “O Soldadinho de Chumbo”, realizado na Biblioteca Municipal de Torres Vedras PELAS FILHAS DO NOSSO SAUDOSO AMIGO LUIS FILIPE e integrado no programa das Comemorações do Centenário Nacional da Implantação da Republica. ---------------------------------- Infelizmente só hoje soube que as filhas do nosso saudoso companheiro Luis Filipe, estiveram em Torres a realizar este espectáculo. Tive pena de não as conhecer.
Eis o resumo do espectáculo:
"O Tesouro" ideal para as Comemorações do Centenário Nacional da Implantação da Republica Espectáculo “ O Tesouro” de Manuel Antº Pina em cena todo o ano ideal para as Comemorações do Centenário Nacional da Implantação da Republica, sendo também um texto aconselhado pelo Projecto Ler+. É percebendo o passado que entendemos o presente…esta peça relata de uma forma transparente e directa um período difícil da Republica (da ditadura à democracia). « 3 de Junho de 1926 – o nosso Pais passa a ser governado em Ditadura, pois forma governo sem nomeação pelo Presidente da Republica e sem o Parlamento estar reunido. A Ditadura prolongar-se-ia até ao 25 de Abril de 1974. » Acreditamos que as coisas NÃO acontecem por acaso, nem sozinhas…todos nós somos e devemos assumir a responsabilidade do caminho que segue a politica do nosso Pais. Esta peça é só uma gota de água… Esta peça é uma mais valia para a cultura do nosso Paìs, transformando-se numa iniciação à Politica junto dos mais novos, consciencializando-os da importância da participação activa em todos os assuntos do pais e do voto, meio principal de acesso e postura frente a uma Republica Democrática. Sendo um espectáculo realizado em Livros Bidimencionais e de um autor Português ele é também um trunfo de sensibilização à leitura. 100 Anos de Republica, num País construído e conquistado por “Reinados”… Um Reina, outro Governa, o Povo Ordena… Mas para ordenar é preciso Saber! Para saber, é preciso Aprender! Para aprender, é preciso Ensinar. Estreado em 2006, este espectáculo tem um grande impacto junto do público em geral, como no publico mais jovem (escolas). Espectáculo para a educação à cidadania. Um resumo lúdico e pedagógico sobre a liberdade, o antes e o depois, a tristeza e o medo, a luta e finalmente a LIBERDADE… Esta peça, contemporânea e verídica, foi baseada numa pesquisa rigorosa de músicas, poemas, diálogos, comunicados, vestuário, arquitectura, registos e memórias do povo. "
--------------------
Na revista mensal da Camara Municipal de Torres Vedras, vem também a seguinte noticia sobre este espectáculo de Mestre Luis Filipe e suas marionetas:
(clicar na imagem para ver em ponto grande)
.
Guiné-Bissau - dois textos da Wikipédia.
segunda-feira, 29 de março de 2010
Ir de autocarro para Penafiel ???
- Um autocarro de 16 lugares da INALVA, custa 600 €uros,
- A dividir por 16 pessoas dá 37,50 €uros a cada um.
- A partida será às 6:30 da manhã, da gare do Oriente em Lisboa, para poder receber a malta que venha do lado de lá do rio.
- Vem depois pela A 8, recolhendo alguns possiveis interessados. E segue para Penafiel. O motorista come connosco
- O regresso será às 17 horas, fazendo o trajecto inverso.
- Se por acaso houvesse mais gente interessada então eles têm autocarros com 24 ou 31 lugares.
- Temos que confirmar com a INALVA até 15 de Abril
- E temos que pagar até 30 de Abril.
- Há esta hipótese. Isto é apenas um orçamento da INALVA. E só o confirmo com o pagamento antecipado no caso de estarem interessados.
Devem fazê-lo por email para
ou pelo telemovel
931 620 336.
No caso de quererem ir de comboio:
- como sabem se forem no Alfa ou intercidades, para aqueles que têm mais de 65 anos, com apresentação do bilhete de identidade, pagam apenas 50% do valor do bilhete, seja em 1ª. ou 2ª., ficando mais barato que ir de autocarro
- O comboio sai às 7 horas do Oriente, chega ao Porto às 10 horas, apanham depois comboio em Campanhã para Penafiel onde chega por voltas das 11 horas e pouco.
Fico a aguardar noticias dos interessados.
Abraços.
.
domingo, 28 de março de 2010
Uma noticia triste
Cartilha de Higiene Militar - de 1912
sábado, 27 de março de 2010
quinta-feira, 25 de março de 2010
A ÚLTIMA JANGADA NO RIO CORUBAL
terça-feira, 23 de março de 2010
Exercicio fisico, não se esqueçam companheiros
sábado, 20 de março de 2010
Chegou a Primavera
sexta-feira, 19 de março de 2010
Dia do Pai
"hoje senti saudades de ti ... pai ...
saudades de te ter , de te abraçar,
hoje senti saudades de ti ...
saudades de te ver sorrir ...
saudades da tua face e teus olhos...
hoje senti saudade de te olhar...
saudades da tua voz...
mas senti saudades de te ouvir falar,
(de te ouvir tocar guitarra portuguesa...)
hoje senti saudades de ti ...
de te ver a trabalhar,
de te ouvir rir, pena não te ver envelhecer ...
ver-te chegar a casa, era uma casa cheia...
hoje olhei-me ao espelho, pensei em ti...
no verde de meus olhos vi saudade,
vi-te dentro do meu olhar, fiquei ali...
e fiquei nos meus olhos à vontade ...
pedi então a Deus p'ra adormecer
que pudesse ver-te, ainda que a sonhar
não pude dormir, pai ,
não pude... que a saudade
foi mais forte do que eu, pôs-me chorar..."
poema de TiBéu
------------------------------------------
PARABÉNS A TODOS OS PAIS DO MUNDO.
FAÇO-LHES UM PEDIDO:
APROVEITEM A OPORTUNIDADE E DIGAM AOS VOSSOS FILHOS
QUE APRENDAM A SER PAIS, COMO NÓS LHES ENSINAMOS.
QUE ASSUMAM A RESPONSABILIDADE DE SER PAI
DIGAM-LHES TAMBÉM QUE OS AVÓS SÃO IMPORTANTES MAS QUE NÃO SUBSTITUEM OS PAIS
UM FELIZ DIA,
Cavaleiro
quinta-feira, 18 de março de 2010
O canta cucos
quarta-feira, 17 de março de 2010
Encontro de alguns dos ex-alferes das companhias do BART1914
No sábado, 13 de Março, alguns ex-alferes do BART1914 encontraram-se
Depois foi uma almoçarada, é claro, no restaurante Cova Funda. Lá estamos na fotografia: à esquerda da frente para trás, o Alexandre da CART1692 (Sangonhá, Cacoca, Cacine), o Moreira e o M. Lopes da CART1690 (Geba, Cantacunda, Banjara, Camamudo, Sare Banda); à direita da frente para trás, o Sousa da CART1692 (já esteve na nossa tabanca), o Martins da CART1691 (Saliquinhedim-K3), o Pereira da Costa da CART1692 (é agora coronel e director da Biblioteca do Exército) e o Reis da CART1690.
.
Gentileza de A. Marques Lopes em
Blog Tabanca de Matosinhos & Camaradas da Guiné
terça-feira, 16 de março de 2010
Irena Sendler
Uma senhora de 98 anos chamada Irena acabou de falecer. Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações. Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazis relativamente aos judeus (sendo alemã!) Irena trazia meninos escondidos no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira, na parte de trás da sua camioneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da camioneta, um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do Gueto. Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruido que os meninos pudessem fazer. Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças. Por fim os nazis apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas e os braços e prenderam-na brutalmente. Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma arvore no seu jardim. Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a familia. A maioria tinha sido levada para aa camaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adoptivos. No ano passado foi proposta para receber o Prémio Nobel da Paz... mas não foi seleccionada. quem o recebeu foi Al Gore por uns diapositivos sobre o Aquecimento Global... Não permitamos que alguma vez, esta Senhora seja esquecida!!
sexta-feira, 12 de março de 2010
Para manter a forma fisica, na nossa idade.
Desejo-te Tempo!
Para manter a boa forma intelectual, o Justo enviou-nos este texto:
Desejo-te Tempo!
|