De quando em quando releio os textos publicados no nosso blog. Uma segunda ou terceira leitura aviva-me e refresca-me a memória. Acontece que numa dessas (re) leituras dou com versos referindo formas de estar, -segundo a visão do anónimo autor - do pessoal das transmissões, quando, em determinado tempo da prosa, leio o nome de Pintão.
…Costa II ao telefone/O Flores dá opinião/Aprova-se quem trabalha/O nosso amigo Pintão…
Pintão? Quem é este camarada? Alcunha de quem muito “pintava”? Voltas e mais voltas e nada que pudesse recordar. Conversando com os meus botões, murmuro… estás a ficar velho Pica.
Bom, como “de la Palice”, se era das transmissões, alguém se deve lembrar deste amigo. Vai de “vunva”, telefono ao Amador (este ex-telegrafista sabe o nome completo de todos os elementos das tms) e faço-lhe a pergunta:
…. Oh Amador, sabes quem era o Pintão? Recorda-me o Pintão!
Retorquindo:
…Oh Pica essa é imperdoável… O Pintão é um homem das tms (rádio-telefonista) que pertencia ao pelotão dos morteiros…usava óculos, lembras-te?
Calado, algo envergonhado, escuto o Amador até que nesta cabeça se começa a fazer luz. …Pois é Amador, dizes bem, ele era alentejano, natural de Alter do Chão!
Sabes o nome dele Amador?
Claro que sei, respondeu, … Chama-se João Manuel Pintão Antunes, até tenho algumas fotografias com ele que te vou mandar!
Mais entusiasmado e esperançado em encontrar este camarada que não o vemos há “manga de tempo”, procuro na NET por apelido de Pintão, na zona de Alter do Chão e, não é que aparecem, nada mais, nada menos de que 5 ou 6 apelidos com este nome.
Pego no telefone e ligo ao primeiro Pintão que aparece na lista.
Bom dia minha senhora, eu procuro um senhor que tem o mesmo apelido da senhora, de nome próprio João, deve ter à volta de 63 anos, esteve na Guiné, por acaso sabe quem é?
Sei sim senhor, é um dos meus primos, vive em Coimbra, tem um irmão que é médico na cidade de Elvas!
Mas porque quer saber?
Lá contei a história habitual …que não nos vemos há muito tempo… gostávamos de o abraçar… etc.
Muito bem, diz esta familiar do Pintão, até tenho o número de telefone dele, tome nota. A chamada seguinte foi de confirmação para Coimbra:
Bom dia minha senhora, o seu marido chama-se João Manuel Pintão e esteve na Guiné?
Sim, quem fala?
Olhe, sou um amigo dele que com ele esteve também
na Guiné e se pudesse gostaria muito de falar com ele!
És o Pintão? …Sou!
Estiveste na Guiné? …Estive!
Estiveste em Tite? …Sim!
Lembras-te de mim? Sou o Pica Sinos
…. Olha o Pica Sinos …é pá há tantos anos!
Mandei-lhe uma carta com alguns números de telefones e as fotografias que o Amador dispensou. Disse-lhe o endereço electrónico do n/Bog.
Vamos aguardar por mais notícias.
Até lá Pintão aquele abraço do pessoal!
Pica Sinos
Sem comentários:
Enviar um comentário