.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

terça-feira, 16 de junho de 2009

O Pintão escreveu

Depois da odisseia para encontrar o Pintão, como o prometido é devido, este nosso camarada, que há muitos anos não sabíamos do seu paradeiro, mandou mais fotografias acompanhadas da promessa de que em breve voltará ao nosso convívio para contar algumas das histórias em Tite. Transcrevo a carta que o Pintão me fez chegar.

.

"Caro camarada Pica Sinos

Antes de mais, espero que te encontres de saúde, na companhia de todos os teus, cá em minha casa tudo bem.

Fiquei muito contente de ter falado contigo, não esperava tal, sempre recordamos algumas passagens da Guiné, mais concretamente de Tite.

Envio-te estas fotos que pediste, as quais agradeço que me devolvas, junto vai um envelope selado para tal.

Quanto ao escrever algo sobre a nossa “estadia” na guerra, claro que me lembro de alguns factos, mas dispersos. Vou esforçar-me para me lembrar de algo em concreto e depois envio-te.

Um grande abraço amigo para ti e por teu intermédio para todos os outros camaradas.

João Pintão Antunes"

3 comentários:

Hipólito disse...

Chiça!
Os TMS são mais que as mães!
Aparecem de todos os lados.
Pior que os "turras"! . . .

Pica Sinos disse...

Oh Hipólito tu que és um homem bem inteligente, (digo-o isto sem favor), não podes pensar assim. Não podes, isto é, não deves e explico porquê:

Como sabes, e só o dizes, como o dizes estou convencido que é para "espevitar e "provocar" o pessoal, a encontrar outros de muitas outras especialidades que ainda andam "perdidos". Mas tu sabes que tudo o que era agrupamento em termos de organização militar, fosse ele batalhão, companhia ou pelotão,tinha sempre pessoal das TMS.

Eram homens que trabalhavam e transportavam ou melhor manipulavam os "telemóveis estilo colectivo". Se fosse hoje, que tudo tem telemóvel, vê lá quantos não teríamos que fazer publicar, quero dizer com isto, que se fosse hoje, era bem "pior". Portanto dá-te por muito feliz.

Mas já agora informar-te que ainda não descobrimos todos, ainda andam por aí uns quantos que ainda não desistimos de encontrar, espera pela "pancada"

José Justo disse...

...as transmissões são LIIIIIIIIINNNNNNDAS !!
como estamos nos Santos Populares, cá vai um pregão à BA..