.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

À procura de noticias de Tite, pelo Pica Sinos

Meu caro Guedes Como mostro foi pedido informações s/Tite No entanto podes ver algumas imagens em: http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2009/05/guine-6374-p4401-quartel-de-tite.html Tem um bom dia Pica __________________________________________ Meu Caro Oliveira Em conctato com o A. Marques sobre o assunto em epigrafe, foi-me recomendado o seu contacto. Assim, se for possivel muito gostaria que nos informasse o que fosse sobre esta localidade na presente data. Ou noticias recentes que tenham interesse para divulgar no nosso blog. Ob. Raul PSinos http://bart1914.blogspot.com/ _________________________________________ Meu caro Pensei ir a Penafiel, sim senhor. Mas não deu por problemas cá de casa, nada de especial mas são aquelas coisas a que estamos vinculados familiarmente: anos da minha sogra (tinha-me esquecdio). Era o fimda macacada se eu faltasse... Quando for a Lisboa dou-te uma apitadela. Quanto a Tite não te posso dizer nada pessoalmente. Sobre outros sítios, como Geba, Banjara, Cantacunda, Sare Banda, por onde andei antes quando estava na CART1690, ou sobre Barro, Bigene ou Ingoré, por onde andei antes quando estava na CCAÇ3, podia dizer-te dado que tenho lá voltado nos últimos anos. Mas a Tite nunca fui, nem antes nem depois. De qualquer modo o homem que escreveu isto pode ser que saiba talvez, é muito interessado. O mail dele é f.dossantosoliveira@gmail.com Ele conhece-me, diz-lhe que fui eu que te indiquei o nome. http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2009/05/guine-6374-p4401-quartel-de-tite.html Abraço A.Marques Lopes ________________________________________ Grande Marques Espero que esteja tudo bem contigo. Fiquei à tua espera em Penafiel e nikles. Fica para uma próxima vez quando vieres a Lisboa ou eu ao Porto. Quero um favor teu se possível. Como sabes estive em Tite no período de 67/69. "Castanha" não faltou mas isso também tu sabes. A minha malta tem-me perguntado se eu consigo noticias de Tite. Eu tenho apanhado alguma coisa escrita mas não o suficiente para notificar no nosso Blog. Consegues saber alguma coisa? Noticias tais com o desenvolvimento da população sobre todos os aspectos. Se preservaram o que de bom havia ou pura e simplesmente foi destruído. E mais o que conseguires. Já tenho mandado alguns e-mails para algumas organizações, inclusive religiosas mas o silencio é absoluto. Se poderes ajudar com os teus conhecimentos seria bom. Um abraço para ti PSinos

Sem comentários: