.


“Se servistes a Pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis e ela, o que costuma”


(Do Padre António Vieira, no "Sermão da Terceira Quarta-Feira da Quaresma", na Capela Real, ano 1669. Lembrado pelo ex-furriel milº Patoleia Mendes, dirigido-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar.).

-

"Ó gentes do meu Batalhão, agora é que eu percebi, esta amizade que sinto, foi de vós que a recebi…"

(José Justo)

-

“Ninguém desce vivo duma cruz!...”

"Amigo é aquele que na guerra, nos defende duma bala com o seu próprio corpo"

António Lobo Antunes, escritor e ex-combatente

referindo-se aos ex-combatentes da guerra do Ultramar

-

Eles,
Fizeram guerra sem saber a quem, morreram nela sem saber por quê..., então, por prémio ao menos se lhes dê, justa memória a projectar no além...

Jaime Umbelino, 2002 – in Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, em Torres Vedras
---

“Aos Combatentes que no Entroncamento da vida, encontraram os Caminhos da Pátria”

Frase inscrita no Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar, no Entroncamento.

---

Sem fanfarra e sem lenços a acenar, soa a sirene do navio para o regresso à Metrópole. Os que partem não são os mesmos homens de outrora, a guerra tornou-os diferentes…

Pica Sinos, no 30º almoço anual, no Entroncamento, em 2019
----------------------

"Tite é uma memória em ruínas, que se vai extinguindo á medida que cada um de nós partir para “outra comissão” e quando isso nos acontecer a todos, seremos, nós e Tite, uma memória que apenas existirá, na melhor das hipóteses, nas páginas da história."

Francisco Silva e Floriano Rodrigues - CCAÇ 2314


Não voltaram todos… com lágrimas que não se veem, com choro que não se ouve… Aqui estamos, em sentido e silenciosos, com Eles, prestando-Lhes a nossa Homenagem.

Ponte de Lima, Monumento aos Heróis da Guerra do Ultramar


.

.
.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

De Santa Margarida do Sado à Vidigueira

Agora que se aproxima o nosso almoço Alentejano, bem a propósito este belo texto sobre o Alentejo, partilhado do blog diversidadesquecidas, da nossa amiga Albertina Granja, a quem agradecemos:

"De Santa Margarida do Sado à Vidigueira....!!!

É um belo passeio pelo Alentejo profundo...!!!

Vilas e aldeias bem bonitas e airosas, campos cultivados ou em vias disso...., tudo, deixa o visitante agradavelmente surpreendido...!!!

Santa Margarida  do Sado, no concelho de Ferreira do Alentejo, Distrito de Beja..., é uma aldeia à beira da estrada, que convida a uma paragem para um café e algumas fotos às suas ruas e à paisagem envolvente...!!!

Depois.., mais uma paragem, desta vez em Ferreira do Alentejo, a "Capital do Azeite"...!!!

Aqui há que realçar o importante contributo do Lagar do Marmelo, para esta actividade económica que tem vindo a crescer ano após ano e por isso tão importante na economia nacional...!!!

E o próximo destino é Cuba.

Logo à chegada tenho o prazer de "cumprimentar" Cristóvão Colombo, que, segundo o historiador Mascarenhas Barreto, terá nascido nesta Vila Alentejana, em 1448, filho ilegítimo do Infante Dom Fernando, duque de Viseu e de Beja e de Isabel Zarco...

Elevada à categoria de vila e sede de concelho, em 18 de Dezembro de 1782, pensa-se que a origem do seu topónimo "Cuba", se deve à tomada da povoação aos Árabes por parte de D. Sancho II, pelo facto dos soldados se terem deparado com a existência de inúmeras "CUBAS" utilizadas no fabrico do vinho...

No entanto uma outra hipótese também poderá ser considerada e está relacionada com o nome "CAABA", santuário sagrado de Meca...

Após algumas visitas e várias paragens, é chegada a hora do almoço, já em Vila de Frades...

Em Vila de Frades..., a tal que "já não tem abades, mas tem adegas que são catedrais....." impunha-se a escolha de uma dessas "catedrais" (mas não foi necessário procurar muito).

Rapidamente surgiu a primeira de muitas que por ali existem, cujo proprietário e empregados (extremamente simpáticos),  apresentaram um cardápio diversificado e rico, pelo que foi fácil decidir.

E a escolha não podia ter sido melhor:

sopa de cação,

ensopado de borrego,

um delicioso palhete

e sericaia como sobremesa...

Eis a boa comida alentejana...!!!

Depois do almoço, impõe-se um passeio a pé para melhor conhecer a Vila e um pouco da sua história...!!!

A terminar o passeio por Vila de Frades, uma paragem junto à casa onde, em 7 de Maio de 1857, nasceu Fialho de Almeida, jornalista e escritor pós-romântico ....

E quase quase a finalizar esta "voltinha" por terras do Alentejo, é chegado o momento de visitar mais uma bonita vila -  "Vidigueira"...

Aqui nasceu  "Aquiles Estaço", em 12 de Junho de 1524, humanista e escritor que, a partir de 1555 passou a viver em Roma, onde foi secretário do Papa.

Até sempre...!!!"

Fotos: A.Granja



























Sem comentários: